por Tatiana Diniz

A obra completa de música popular do compositor, pianista, arranjador e maestro gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988) ganhará um catálogo digital com composições e arranjos para piano solo, duos instrumentais diversos e conjuntos de música popular de câmara criados pelo artista entre 1930 e 1985.

Batizada de Catálogo Radamés Gnatalli de Música Popular, a empreitada de levantamento das mais de 200 composições vem sendo conduzida por Roberto Gnattali e Adriana Ballesté, também organizadores do catálogo de música erudita do compositor lançado em CD-ROM em 2005. “A parte de música popular, igualmente extensa na obra dele, ficou fora desse primeiro inventário e agora vem sendo catalogada no projeto aprovado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018”, explica Roberto Gnatalli, que lecionou história da música popular na Unirio por 36 anos.

Para ele, a produção de música popular é mais complexa de se organizar do que a de música clássica. “Para cada título, há diversos arranjos. O samba-canção ‘Amargura’, por exemplo, foi cantado por Lúcio Alves e Nana Caymmi, entre vários outros artistas que a gravaram ao longo dos anos. Estamos digitalizando tanto as partituras a lápis quanto os áudios desses arranjos para chegar a um catálogo completo que se somará ao de música erudita”, diz.

A obra catalogada faz parte das memórias de infância de Roberto: “As composições de Radamés eram muito presentes na TV e no rádio, nos programas que cresci vendo e ouvindo”, relembra. E, enquanto folheia as partituras já amareladas pelo tempo, nelas reconhece peças cuja estreia acompanhou pelos meios de comunicação de massa. “É muito emocionante ter contato com esse lado da história da música”, comenta.

O projeto está sendo produzido em parceria com o Instituto Casa do Choro, no Rio de Janeiro, onde está sendo realizado o inventário. A instituição guardará o patrimônio físico levantado no processo de pesquisa, incluindo as partituras originais. O lançamento do catálogo acontecerá na capital fluminense, com a realização de um concerto com composições e arranjos escritos para grupo de música popular de câmara, com participação de solistas convidados. O material será disponibilizado no site oficial do compositor.

Veja também