Dirigido por Eryk Rocha e produzido pelo Itaú Cultural, Jards foi um dos filmes selecionados para a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ao todo, serão três exibições, nos dias 19, 21 e 24 de outubro, em diversos locais da cidade.
Jards Macalé – intérprete, compositor, violonista, ator, produtor, diretor musical, entre outros – nasceu no Rio de Janeiro em 1943 e conta com uma carreira de quase 35 anos atuando tanto na música popular quanto na erudita. Para homenageá-lo, o filme aborda, entre outras coisas, o instante do seu processo de criação, a afinação, a repetição e a improvisação dos instrumentos.
Veja abaixo os horários e os locais de exibição de Jards:
Jards na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
sexta 19 de outubro
às 20h15
Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 2
domingo 21 de outubro
às 15h50
Cine Livraria Cultura 1
quarta 24 de outubro
às 14h
MIS – Museu da Imagem e do Som
Eryk Rocha nasceu em Brasília, em 1978, e estudou cinema na Escola San Antonio de Los Baños, em Cuba, onde realizou Rocha que Voa (2002), seu primeiro longa-metragem selecionado para festivais internacionais como o de Veneza, Locarno, Montreal, Rotterdam e Havana. O longa foi ainda premiado em festivais como É Tudo Verdade, CineSul e Festival do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana. Em 2004, Eryk Rocha realizou o curta-metragem Quimera. O filme integrou a competição oficial dos festivais de Cannes (2004) e Sundance (2006) e participou de vários festivais no Brasil e no exterior. Em 2006, seu segundo longa metragem, Intervalo Clandestino, foi selecionado, entre outros festivais, para Montreal, Montevidéu, Guadalajara, Popolli, recebendo o Prêmio Menção Honrosa especial no festival de Guadalajara. Em 2010 lançou o filme Pachamama, exibido em 15 festivais internacionais e ganhador do Prêmio de Melhor Longa-Metragem Documental no Cineport 2009.
Para se programar veja também a programação completa da 36ª Mostra Internacional de São Paulo.