Ismael Ivo morreu na noite desta quinta-feira, dia 8 de abril, vítima de covid-19, aos 66 anos. O bailarino, coreógrafo, diretor e curador estava internado há um mês no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

Saiba mais sobre Ismael Ivo na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira.

Homem negro usa camisa branca e aparece sentado, sério, com uma das mãos no rosto. Ele é careca.
Ismael Ivo morreu aos 66 anos, vítima de covid-19 (imagem: Marcus Leoni)

Vivendo em Berlim, na Alemanha, Ismael Ivo voltou ao Brasil em 2017 para assumir a direção do Balé da Cidade de São Paulo, tornando-se o primeiro negro a ocupar o cargo.

Em 2020, ele contou em depoimento exclusivo para a série Cada Voz sobre a emoção que sente ao dançar, entre outros momentos importantes da sua carreira.

Veja também
Mulher lê um jornal, sentada em uma cadeira de avião. O jornal está parcialmente na frente do seu rosto, mas ela está séria, com um laço cor de rosa na cabeça.

Infinita: um ano de pandemia, por Tulipa Ruiz

Cantora esteve entre os artistas que falaram aqui no site sobre a experiência de um mês em isolamento, em abril de 2020. Agora ela volta para contar o que fez e como viveu nesse um ano de pandemia
Mulher de meia idade está sentada em um vagão de metrô vazio. Ela usa máscara.

Pandemia de coronavírus, um ano depois

Em um ano, aqui no site do Itaú Cultural, refletimos sobre os impactos da pandemia no setor cultural e demos vozes e palco virtual a artistas de várias áreas