Há 61 anos, em 21 de março de 1960, cerca de 21 mil negros foram às ruas da África do Sul protestar pacificamente contra a Lei do Passe, que limitava os lugares por onde eles podiam circular. As tropas do Exército reagiram de forma truculenta, atirando contra os manifestantes e deixando 69 mortos e 186 feridos. Episódio que ficou conhecido como Massacre de Shaperville. Em memória dessa tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Grande marco na luta do movimento negro, a data reforça o combate ao preconceito racial e a qualquer tipo de distinção por cor. Desde então, muitas outras datas e leis foram instituídas, representando um avanço ainda maior. Mais do que relembrar esses avanços, 21 de março é um convite para lembrar que a luta não acabou, e está muito longe disso. 

Embora a escravidão tenha chegado ao fim em 1988 no Brasil, suas consequências permeiam severamente os dias de hoje. São 132 anos de liberdade do negro perante a lei, mas nenhum livre da opressão e da discriminação que ela deixou. Abandonados à própria sorte, ex-escravizados não foram inseridos na sociedade nem amparados ou indenizados de forma alguma. Anos de omissão e falta de políticas públicas que pensassem a inserção do negro na sociedade resultaram neste Brasil totalmente desigual e racista. Hoje, embora não só neste dia, é momento de refletir quem você é nesta realidade e qual é seu papel nesta luta.

Reunimos nesta página textos, vídeos e podcasts feitos pelo Itaú Cultural (IC) que expõem a realidade do negro no Brasil e no mundo, além de muito conteúdo de artistas e intelectuais brasileiros que contribuem para a riqueza artística e cultural do país.

Para ler:

"O racismo no Brasil é escancarado, só não vê quem não quer", afirma Afreaka

Artistas Mulheres Contemporâneas no Acervo: Rosana Paulino e o saber do racismo

Racismo velado e o coronavírus na Alemanha

107 anos de Carolina Maria de Jesus, a dona de um escrever vivo

Preta Ferreira, um certo alguém

Para ver:

Em 2016 e 2017, o IC produziu o Diálogos ausentes, projeto que trouxe debates sobre a presença do negro no cinema, nas artes visuais, no teatro e em outras áreas.

Mauricio Tizumba no Diálogos Ausentes

Elisa Lucinda no Diálogos Ausentes

Veja mais vídeos da série Diálogos Ausentes.

Novo mundo

Série de depoimentos sobre preconceito, violência de Estado e desigualdade social.

Mônica Francisco

Veja mais vídeos da série Novo Mundo

Artistas negros 

Série que destaca produções de artistas negros presentes na coleção de obras de arte do Itaú Cultural (IC).

Artistas negros | Nossas duas cabeças e a comida dos deuses: a ebó-arte de Ayrson Heráclito

Artistas negros | Dignidade e pedido de trégua: o Atlântico negro de Arjan Martins

Veja também