Depois de passar por Santos, em São Paulo, e Curitiba, no Paraná, a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural chega a Fortaleza, no Ceará. Parceria entre o Itaú Cultural e a Universidade de Fortaleza (Unifor), a mostra pode ser visitada gratuitamente entre 11 de agosto e 1º de outubro. Esta é a terceira exposição do instituto paulista realizada em parceria com a instituição cearense, já passaram pela Unifor a mostra O Egito sob o Olhar de Napoleão e a Coleção Brasiliana Itaú.

A mostra Imagens Impressas conta com uma seleção de 148 obras que contemplam quatro séculos da arte da impressão – de um total de 451 composto de gravuras históricas que mapeiam cinco séculos da produção gráfica na Europa. O acervo acompanha a evolução das técnicas, suas inovações e o desenvolvimento de uma linguagem gráfica. Há desde xilogravuras – imagens produzidas a partir de matrizes de madeira – do século XV até obras do século XIX, quando a gravura chegou à sua autonomia.

Para refletir sobre a linguagem gráfica e os caminhos de leitura das imagens impressas, bem como sobre o caráter artístico das gravuras reproduzidas sobretudo manualmente, a exposição traz exemplares realizados com as mais diferentes técnicas, temas e destinações. Têm destaque as obras de importantes artistas, entre eles Martin Schongauer, Albrecht Dürer, Martin de Vos, Rembrandt van Rijn, Giovanni Piranesi, Francisco Goya e Honoré-Victorin Daumier. A curadoria é de Marcos Moraes.

As gravuras, realizadas a partir de matrizes em superfícies diversas como madeira, pedra e metal, foram separadas de acordo com suas técnicas, temáticas e destinação. O objetivo é explorar essa linguagem gráfica e o caráter artístico das obras.

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural
abertura
quinta 10 de agosto de 2017
às 19h
visitação
sexta 11 a domingo 1º de outubro de 2017
terça a domingo, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 18h
Unifor (Avenida Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza/CE)

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Mais informações em www.unifor.br ou pelo telefone 85 3477 3000.

Veja também