De 7 de outubro a 2 de novembro, a terceira edição do Festival Arte como Respiro chega mais plural do que nunca. Artes cênicas, música, artes visuais, literatura e poesia surda exibem parte dos trabalhos contemplados nos múltiplos editais de emergência.

Os espetáculos de artes cênicas ficam disponíveis por apenas 24 horas, a partir do momento da sua disponibilização, aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação completa de quinta para sexta-feira.

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Esme (SP)
Lucas Andrade

quinta 8 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 6 minutos]
disponível até as 20h de 9 de outubro

[livre para todos os públicos]

F e C viveram um grande amor. Cartas e poemas foram os frutos dessa história. Mas, após o fim do romance, F se encontra em completo estado de solidão, relendo seus escritos e relembrando os momentos que viveu com C.

Esme (imagem: divulgação)

Filho Homem (RJ)
Bernardo de Assis

quinta 8 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 11 minutos]
disponível até as 20h de 9 de outubro

[classificação indicativa: 12 anos]

Filho Homem é um documentário ficcional que aborda as diferenças e as proximidades entre dois irmãos: um criado para ser homem e outro criado para ser mulher. A descoberta da transexualidade, as possibilidades da violência e as vivências do amor são temas abordados em cena.

Confira o Instagram do artista.

Filho Homem (imagem: divulgação)

#Ressignificasa: Cozinha (SP)
Murilo Toledo

quinta 8 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 3 minutos]
disponível até as 20h de 9 de outubro

[classificação indicativa: 12 anos]

“A quarentena chegou em meio a um processo de término de um casamento homoafetivo marcado por padrões heterocisnormativos. As paredes de ontem, manchadas de histórias, hoje se transformam em evoluções íntimas movimentadas pelo encontro com o feminino. Sempre fui corpo. Um corpo solto no mundo e presente no instante! Quando me vi acorrentado por memórias de abuso e culpa, vieram à tona traumas da infância misturados às situações de opressão ao feminino. Exausto, senti que a vida não me cabia mais...

Em decorrência de uma calamidade pública, (re)vivo minha casa e busco encará-la por outras lentes. Significando o que foi, e ressignificando quem sou. Nesse processo investigativo, surgiu a relação com as cinco fases do luto (ou sobre a morte) da psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, na qual faço um paralelo entre os cômodos e cada uma das fases nas quais me reconheci imediatamente: negação-quarto, raiva-cozinha, barganha-sala, depressão-banheiro e aceitação-jardim. Por meio de dança, acrobacia e interpretação, brinco com minhas emoções, curando os sentimentos que ficaram entalados e silenciados enquanto questiono: quando o amor se torna prisão?”

Confira o Instagram do artista.

#Ressignificasa: Cozinha (imagem: Vicente Perez)

Cruz Credo (ES)
Coletivo Emaranhado

quinta 8 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 15 minutos]
disponível até as 20h de 9 de outubro

[classificação indicativa: 16 anos]

O corpo-vivência de um humano negro, cisgênero, gay que sofre retaliações dos espaços sociais nos quais esteve inserido em sua adolescência – família, escola, igreja, trabalho etc.

Cruz Credo (imagem: Esteban Bisio)

O Hétero (RJ)
Zé Wendell

quinta 8 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 41 minutos]
disponível até as 20h de 9 de outubro

[classificação indicativa: 14 anos]

O monólogo conta com muito humor a história de Fulano de Tal, nordestino, artista e sonhador. Um homem comum, que sai pelo mundo numa jornada de autoconhecimento e aceitação de si mesmo, trazendo consigo a pluralidade da cultura popular brasileira e flertando com a cultura do repente, do cordel e das influências midiáticas da televisão na década de 1990, chegando aos dias de hoje.

Confira a página do espetáculo no Instagram.

O Hétero (imagem: divulgação)

Veja a programação completa da terceira edição do Festival Arte como Respiro.

Veja também