Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural na edição de 2015/2016, Peso Bruto é um solo da bailarina gorda Jussara Belchior, integrante do Grupo Cena 11. O espetáculo estreia em Florianópolis no dia 20 de abril e tem mais quatro apresentações, nos dias 21, 28, 29 e 30.
Peso Bruto tem como objetivo levar ao público a reflexão a respeito do preconceito com o corpo gordo, rotulado pela sociedade como um corpo que não pode ser belo e desejado. Na dança, que dialoga entre peso, sensualidade, desejo, apetite e beleza, Jussara explora a materialidade do próprio corpo como caminho de empoderamento.
Sobre o nome do projeto, a artista diz que nos corpos o peso é medida da gordura, e estar acima do que é considerado ideal é malvisto e, assim, peso torna-se sinônimo de algo ruim. Já o bruto está relacionado ao que é grosseiro, rude ou não lapidado. Essas analogias provocam uma reflexão sobre o que se pode entender como embalagem de um corpo e qual seu conteúdo. Peso Bruto é a análise de um corpo que se sabe gordo, pesado e forte, mas que não se limita a essas qualidades.
Estreia de Peso Bruto, de Jussara Belchior
quinta 20, sextas 21 e 28, sábado 29 e domingo 30 de abril de 2017
às 20h
[duração aproximada 35 minutos]
[classificação indicativa 16 anos]
Entrada gratuita
Ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação
Sesc Prainha
Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro – Florianópolis/SC
80 lugares