Clássico de Samuel Beckett, Esperando Godot lida com a incessante espera por um encontro constantemente adiado. Nessa tragicomédia pós-Segunda Guerra Mundial, dois personagens aguardam a chegada de um sujeito talvez chamado Godot, enquanto lidam com conflitos existenciais. O espetáculo – que voltou recentemente aos palcos do Teatro Oficina – ganhou uma versão fílmica que atualiza os conflitos para o contexto pandêmico, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa e Monique Gardenberg.

Veja o filme na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Esperando Godot, o filme, marcou a retomada dos trabalhos do Teatro Oficina naquele momento de suspensão das atividades imposto pela covid-19. Como disse a diretora, tudo aconteceu por acaso e espontaneamente: “No meio do primeiro ano de pandemia, Zé Celso me ligou, era clara sua frustração com a imobilidade, o isolamento e a impossibilidade de trabalhar. Contei a ele que vinha ensaiando e filmando pequenas peças de forma remota ou presencial, com todos os protocolos de segurança. Zé se animou com essa possibilidade e logo lembramos de Godot, que havíamos montado em 2001. Vinte anos depois, a peça ganharia uma nova versão, no Teatro Oficina. O momento era propício, havia uma nova crise mundial”.

E ela acrescenta: “Esperando Godot fala da espera do homem por algo extraordinário que nunca acontece. Estávamos esperando a vacina. O Governo Federal tinha acabado de dispensar a Pfizer, nosso presidente pregava o oposto do que precisávamos para proteger a vida das pessoas. Estávamos no grau máximo do desamparo. Éramos todos Gogô e Didi”.

Gravado no emblemático teatro em São Paulo, o filme oferece ao espectador a possibilidade de penetrar na cena. “As câmeras podiam se aproximar ou se afastar inteiramente dos atores. Reforçar sua solidão ou captar seus breves encantamentos. Estabeleceu-se uma troca muito grande entre as câmeras e os atores; elas estavam vivas, atuando com eles. Nesse sentido, deixou de ser uma peça filmada para virar mesmo um filme. Procurei posicionar as câmeras de forma a servir à encenação do Zé Celso, em todas as suas explorações daquele espaço magnífico criado por Lina Bo Bardi”, diz Gardenberg.

“Às vezes, parava e pensava: ‘Meu Deus! Aqui reunidos, diante dos meus olhos, Zé, Lina e Beckett’.”

Fotografia colorida do filme Esperando Godot, na qual mostra dois homens vestidos com ternos pretos e camisas brancas. Eles estão no Teatro Oficina, em São Paulo.
Esperando Godot (imagem: divulgação)

Debate com os diretores

Em live especial, às 19h de 29 de junho, os diretores conversam com o jornalista, crítico, curador e pesquisador de teatro Kil Abreu sobre a concepção e a produção do filme, a adaptação da obra para o formato audiovisual e muito mais.

Zé Celso foi homenageado na Ocupação Itaú Cultural em 2009. Navegue pelo conteúdo exclusivo.

Veja também
Homem idoso, de cabelos brancos, aparece de braços abertos, sorrindo. Ele usa uma camiseta vermelha e um colar amarelo de miçangas.

Evoé, Zé!

Um brinde aos 85 anos de José Celso Martinez Corrêa por amigos e parceiros de vida e coxia. Beto Eiras, Alexandre Borges, Elcio Nogueira Seixas, Igor Marotti, Marcelo Drummond, Marília Gallmeister e Renato Borghi contam histórias de bastidores com o artista-desbunde do teatro nacional