Michelle Moura e Rodrigo Lemos moram e trabalham entre Curitiba (PR) e o mundo. Ela, bailarina e coreógrafa; ele, músico e produtor musical. Os dois se encontraram em 2010 para a criação do espetáculo CAVALO e a parceria gerou mais duas peças: Fole (2013) e BLINK Mini-Uníssono, Intenso Lamúrio (2015).

Na 26ª edição do Discoreografia, Michelle relembra pessoas, músicas e momentos em sua trajetória que, de alguma forma, conduziram sua pesquisa em dança contemporânea até a primeira vez que escutou o trance progressivo de Son Kite, o impacto da música do Sonic Youth e outras referências presentes no documentário Rock my Religion, além das estruturas sonoras geradas por Steve Reich em Come Out, entre outros.

Sempre questionando “o que me move a me mover?”, buscando motivações para sua dança, perseguindo um reencontro com o prazer de dançar e com estados alterados de consciência acessados através do movimento, Michelle achou na respiração e na amplificação/alteração dos sons do próprio corpo um princípio motor e um alimento para a própria dança. A parceria com Rodrigo Lemos acontece dentro e fora de cena, seja para “domar” a massa sonora produzida pelos movimentos de Michelle, seja para criar um caos sonoro ainda mais intenso.

*Este programa foi gravado com microfone Binaural. Para sentir os efeitos de espacialização do som, recomendamos o uso de fones de ouvido, respeitando as indicações de direita e esquerda de cada fone.

Michelle Moura é performer, bailarina, coreógrafa. Vive em Curitiba e trabalha de forma nômade. Como performer trabalhou e/ou colaborou com Vincent Dupont (França), Dani Lima (Brasil), Alex Cassal (Brasil), Fabian Gandin (Argentina). Foi cofundadora e integrante do Couve-Flor MiniComunidade Artística Mundial (2005-2012), junto com outros sete artistas de Curitiba. Foi artista bolsista na Casa Hoffmann (2003) e integrou o programa Essais no (CNDC) de Angers, na França, sob a direção artística de Emmanuelle Huynh. É mestre pelo Amsterdam Master of Choreography (AMCH).

Rodrigo Lemos é bacharel em produção sonora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua como músico e produtor há uma década, tendo desenvolvido trabalhos de criação e direção musical para cinema, teatro e performance, além de integrar e produzir material de bandas. Ex-membro dos grupos Poléxia, Sabonetes (hoje Esperanza) e A Banda Mais Bonita da Cidade, atualmente desenvolve os projetos Lemoskine (solo) e Naked Girls and Aeroplanes (parceria com membros do Esperanza). Mais informações em: www.lemoskine.com.

[caption id="attachment_91591" align="alignnone" width="366"]Rodrigo Lemos e Michelle Moura

Músicas
1. “Other side” – Son Kite
2. “Shaking hell” – Sonic Youth
3. “Come out” – Steve Reich - (Ken Ishii Remix)
4. “Moon river” – Kid koala
5. “Blink (Parte 1 - trecho)” – Rodrigo Lemos
6. “Huni Meka” – Cantos de Poder

Concepção, curadoria e apresentação: Elisabete Finger (parceira)
Captação de som para este programa: Alessa Camarinha (terceirizada)
Edição: Estúdio Zut (Gabriel Piotto)
Realização: Itaú Cultural e Ministério da Cultura

Veja também

Anatomia do Cavalo

O bailarino e coreógrafo Marcos Moraes se apresenta em solo de dança
onde: Itaú Cultural