Frevo de Casa é a explosão de dança e música que resulta do encontro entre Valéria Vicente, Fláira Ferro,Lucas dos Prazeres e Spok. Os quatro artistas pernambucanos colocam em cena todo o seu conhecimento e paixão pelo frevo, numa coreografia-concerto apresentada no Itaú Cultural nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2015 – um “exercício de liberdade compartilhada”, como eles mesmos definiram o trabalho.

Os artistas conversaram com Elisabete Finger sobre suas referências pessoais de dança e música, o que havia “antes do frevo”, a influência comum do movimento manguebeat e sobre tocar, cantar e dançar frevo. O programa foi gravado no palco, com direito a aquecimento no começo e improviso no final.

 

Valéria Vicente é dançarina, passista foliã e coreógrafa. Criou o Acervo Recordança e é professora do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutoranda em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa frevo desde 2005, tendo dirigido os espetáculos Fervo e Pequena Subversão (selecionado no Rumos Itaú Cultural). Acesse o site da convidada.

Flaira Ferro é formada em comunicação social pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É pesquisadora, dançarina, cantora e professora de danças populares no Instituto Brincante (SP). Integra a Antônio Nóbrega Cia. de Dança e recentemente lançou seu primeiro álbum de música autoral, intitulado Cordões Umbilicais. Acesse o site da convidada.

Spok, músico, compositor e saxofonista, é um dos fundadores e diretor musical da Spokfrevo Orquestra. É membro da Academia Pernambucana de Música, na cadeira de Nelson Ferreira, e coprodutor e protagonista do filme documentário Sete Corações, que conta um pouco sobre a vida de sete mestres vivos do frevo.

Lucas dos Prazeres é percussionista, dançarino, cantor, compositor e criador da Orquestra dos Prazeres. Destaca-se como músico em projetos autorais e atua com artistas de relevo nacional, como Naná Vasconcelos, Elba Ramalho e Lula Queiroga.

Concepção, curadoria e apresentação: Elisabete Finger (parceira)
Captação de som para este programa: Tales Manfrinato (terceirizado)
Edição: Estúdio Zut (Gabriel Piotto)
Realização: Itaú Cultural e Ministério da Cultura
Imagem: Gabriela Cavalcanti

Título: Frevo de Casa

Músicas
1. “Boheme Part 1/6” – Deep Forest
2. “Vira e Mexe” – Luiz Gonzaga
3. “Coco: ‘Eu Lhe Dou Boa-Noite Cantador’ e ‘Cadê o Cantador que Vem Mais Eu’” – Zé Neguinho do Coco
4. “Pra Quem Sente o Poder do Criador” – Os Nonatos
5. “Cidadão do Mundo” – Nação Zumbi
6. “Último Dia” – Levino Ferreira
7. “Improviso” – Frevo de Casa

Veja também

Rumos 2015-2016: Minha Lavra

Aos 74 anos, Adamor Lobato Ribeiro lembra com detalhes o dia em que se tornou um chorão. Nascido em Anajás, na Ilha de Marajó, o paraense...