Difusão Rumos Teatro em João Pessoa
publicado em:
08/11/2012 - 16:44
De 20 a 22 de novembro, os participantes do Rumos Teatro 2011, Cia. dos Atores e Os Fofos Encenam, apresentam suas respectivas oficinas na Estação Cabo Branco, em João Pessoa. O evento também contará com o lançamento do livro Próximo Ato II e a exibição de um documentário da Série Iconoclássicos, produzida pelo Itaú Cultural.
No primeiro dia do evento, a Cia. dos Atores ministrará uma oficina na sala panorâmica da Estação. O objetivo é promover o debate e a prática a respeito da criação realizada por meio do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de atores, diretores e dramaturgos. Após a oficina, será lançado o livro Próximo Ato II, com Sonia Sobral, e ocorrerá um debate entre as companhias de teatro, com mediação de Paulo Vieira.
No dia 21, o filme Evoé! Retrato de um Antropófago será exibido às 18h, após a primeira parte da oficina de circo-teatro promovida pela companhia Os Fofos Encenam, que falará sobre a forma de criação do artista do circo e o trabalho sobre a tipologia e o temperamento artístico do ator desse meio. A segunda parte da oficina encerra o evento no dia 22.
Difusão Rumos Teatro em João Pessoa
terça 20, quarta 21 e quinta 22 de novembro de 2012
Consulte a programação do evento
21/11/2012 QUARTA-FEIRA - 18h
Exibição do filme Evoé! Retrato de um Antropófago
Capacidade: 50 pessoas
Entrada franca
Contato para informações: Paulo Vieira (galharufascompanhiadeteatro@gmail.com)
[recomendado para maiores de 16 anos]
21/11/2012 QUARTA-FEIRA - 14h
Oficina Os Fofos Encenam
Quarta 21 e quinta 22 de novembro
Local: Sala Panorâmica da Estação Cabo Branco
Das 14h às 17h
Capacidade: 30 pessoas
Contato para informações: Paulo Vieira (galharufascompanhiadeteatro@gmail.com)
Sobre a oficina:
Desde a montagem de A Mulher do Trem, a companhia tem ministrado oficinas de circo-teatro, a fim de aprofundar a investigação nessa linguagem. O grupo já foi recebido em diversas cidades do interior paulista, e outras capitais como Belo Horizonte, Curitiba e Rio Branco. A partir dessas experiências e de um trabalho prévio individual, três atrizes da companhia desenvolveram estudos e exercícios para ser aplicados nas oficinas. Nos encontros, Fernando Neves apresenta seu estudo de resgate e recriação da linguagem do circo-teatro. Legítimo herdeiro de família circense, Neves irá expor um perfil histórico da forma de criação do artista do circo e o trabalho que desenvolve desde 2003 sobre a tipologia/temperamento artístico do ator, junto à companhia Os Fofos Encenam. Na sequência, exercícios práticos serão aplicados por três atrizes do grupo, com exercícios inspirados em técnicas que, ainda que intuitivamente, eram referências do artista circense da família Neves: a máscara neutra, a máscara expressiva e o melodrama. Para finalizar, os participantes da oficina criarão cenas utilizando os textos da extensa dramaturgia circense.
Os Fofos Encenam
Os Fofos Encenam têm sua trajetória iniciada em São Paulo no ano de 2001 com o espetáculo Deus Sabia de Tudo..., escrito e dirigido por Newton Moreno.
Em 2007, foi inaugurado no bairro da Bela Vista o Espaço dos Fofos, sede para atividades teatrais que tem contribuído para o aperfeiçoamento das peças de seu repertório e das suas novas investidas estéticas, além de abrigar temporadas de espetáculos de outras companhias convidadas.
O grupo mantém um extenso trabalho de manutenção da tradição circense, com diversas pesquisas, processos e apresentações voltadas a essa clássica técnica teatral, renovando-a conforme repensam suas estruturas e sua relação com o teatro contemporêneo.
20/11/2012 TERÇA-FEIRA - 18h
Lançamento do livro Próximo Ato II, com Sonia Sobral, e debate entre as companhias, com mediação de Paulo Vieira
Capacidade: 50 pessoas
Contato para informações: Paulo Vieira (galharufascompanhiadeteatro@gmail.com)
20/11/2012 TERÇA-FEIRA - 09h30
Oficina da Cia. dos Atores
Local: Sala Panorâmica da Estação Cabo Branco
Das 9h30 às 12h30 e das 14h às17h
Capacidade: 30 pessoas
Contato para informações: Paulo Vieira (galharufascompanhiadeteatro@gmail.com)
Sobre a oficina:
A companhia acredita que a prática teatral vai além da criação de espetáculos, por isso está sempre ministrando oficinas e residências que contribuam para o desenvolvimento de atores, diretores dramaturgos e interessados na cena e em seus desdobramentos. Seguindo essa temática, César Augusto e Marcelo Olinto desenvolverão uma oficina que promoverá o debate e a prática a respeito da criação realizada por meio do trabalho colaborativo e principalmente de suas derivações. Elaborar um processo de criação em conjunto é equacionar diferentes visões a respeito do que se irá criar, relacionar, investigar. Procuraremos apontar métodos peculiares dessa prática com a finalidade de estabelecer uma ponte entre o que se quer, o que se pensa, o que se faz e o que se cria. A oficina permitirá que a experiência vivida no trabalho possa ser dividida com outras pessoas, ampliando assim o poder de comunicação com outros interlocutores. O trabalho abordará tanto a parte teórica quanto a prática em jogos de improvisação, viewpoints, e a elaboração de cenas que serão apresentadas, gerando o debate e ajudando na formação de novos artistas.
Cia. dos Atores
A Cia. dos Atores foi criada em 1988 no Rio de Janeiro pelos atores Bel Garcia, Drica Moraes, Enrique Diaz, César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades da cena teatral. O grupo realizou mais de uma dezena de espetáculos e ganhou diversos prêmios, com uma carreira nacional e internacional reconhecida pela imprensa especializada do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.