A arquitetura sempre desempenhou um papel importante na história da arte como forma de incorporar à paisagem urbana a face dos novos tempos.

O Itaú Cultural (IC), ao reconhecer e valorizar essa importância, tem realizado diversas ações voltadas para figuras fundamentais da nossa arquitetura. Exemplo são as mostras sobre Rino Levi, Gregori Warchavchik, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas, Flávio Império, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues.

Como resultado dessas exposições e de outras atividades ocorridas no instituto, há um vasto acervo de materiais que podem ser acessados na tag arquitetura. Para celebrar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista neste 15 de dezembro, reunimos alguns vídeos, textos e publicações produzidos pelas equipes do IC.

Veja também:
>>Patrimônio cultural e industrial: perspectivas e ações de preservação

>>Conheça a história da construção da sede do Itaú Cultural

>>Visite o site Ocupação para ver outras entrevistas e se aprofundar na vida e na obra dos homenageados

Entre 2015 e 2019,  aconteceu no IC o Brechas Urbanas, uma série de debates elaborada para provocar reflexão sobre soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reuniram pessoas ligadas a diferentes áreas de expressão que observam, escutam e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum. Todas as edições do Brechas Urbanas podem ser vistas na playlist no YouTube, acessando este link.

Encontro Memória e Gestão de Acervos: Arte, Arquitetura e Design aconteceu no IC em outubro de 2016 e tratou das especificidades da organização dos acervos de arte, arquitetura e design. Entre os participantes estavam representantes da Casa de Lucio Costa, do Instituto Sergio Rodrigues e do Instituto Campana. Acesse aqui os depoimentos dados por eles para o Itaú Cultural.

Veja também