O Observatório Itaú Cultural apresenta a primeira edição do Curso de Produção Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. O programa é realizado em formato semi-presencial e acontece de 2 de março a 2 de abril de 2020. O formato do curso, derivado da Semana de Gestão e Políticas Culturais, foi definido após análise de pesquisa realizada com o público da região ao redor da cidade.

As inscrições são de 6 a 16 de fevereiro de 2020. Clique aqui para se inscrever.

A modalidade EAD ocorre de 2 a 27 de março, em plataforma on-line do Itaú Cultural. Já as aulas presenciais são ministradas de 30 de março a 2 de abril, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Veja o conteúdo do curso na aba Programação.

O objetivo do curso é proporcionar uma formação introdutória para produtores, que desenvolva sua capacidade de lidar com as especificidades da gestão cultural, bem como democratize o acesso às informações, com a participação de profissionais nacionalmente reconhecidos por suas atividades em diferentes áreas de conhecimento.

Buscando o equilíbrio entre teoria e prática, sem desprezar os subsídios históricos e conceituais, o programa pretende oferecer melhor articulação entre os diferentes módulos da formação, possibilitando encadeamentos que gerem coerência e sinergia.

Processo de seleção

Serão priorizados os candidatos envolvidos com projetos e ações culturais, bem como produtores, artistas, estudiosos e pesquisadores vinculados a instituições da área, sejam elas públicas, sejam privadas ou organizações da sociedade civil. Ao todo, são 130 vagas – sendo 30 delas para ações afirmativas – destinadas para pessoas residentes na região de Ribeirão Preto

Confira a ementa completa.

Curso de Produção Cultural em Ribeirão Preto
curso livre semi-presencial
de 2 de março a 2 de abril de 2020
carga horária 42 horas [período de um mês]
130 vagas [30 destinadas para ações afirmativas]

inscrições
de 6 a 16 de fevereiro de 2020
[até as 23h59, horário de Brasília]
clique aqui para se inscrever

resultado
20 de fevereiro de 2020
no site do Itaú Cultural
clique aqui para ver a lista de selecionados

aulas
EAD de 2 a 27 de março de 2020
em plataforma on-line do Itaú Cultural

presenciais de 30 de março a 2 de abril de 2020
das 18h às 22h
Unaerp campus Ribeirão Preto [Av. Costábile Romano, 2.201, Ribeirânia – Ribeirão Preto, SP, CEP 14096-900]

Veja também