O Observatório Itaú Cultural apresenta a primeira edição do Curso de Produção Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. O programa é realizado em formato semi-presencial e acontece de 2 de março a 2 de abril de 2020. O formato do curso, derivado da Semana de Gestão e Políticas Culturais, foi definido após análise de pesquisa realizada com o público da região ao redor da cidade.
As inscrições são de 6 a 16 de fevereiro de 2020. Clique aqui para se inscrever.
A modalidade EAD ocorre de 2 a 27 de março, em plataforma on-line do Itaú Cultural. Já as aulas presenciais são ministradas de 30 de março a 2 de abril, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Veja o conteúdo do curso na aba Programação.
O objetivo do curso é proporcionar uma formação introdutória para produtores, que desenvolva sua capacidade de lidar com as especificidades da gestão cultural, bem como democratize o acesso às informações, com a participação de profissionais nacionalmente reconhecidos por suas atividades em diferentes áreas de conhecimento.
Buscando o equilíbrio entre teoria e prática, sem desprezar os subsídios históricos e conceituais, o programa pretende oferecer melhor articulação entre os diferentes módulos da formação, possibilitando encadeamentos que gerem coerência e sinergia.
Processo de seleção
Serão priorizados os candidatos envolvidos com projetos e ações culturais, bem como produtores, artistas, estudiosos e pesquisadores vinculados a instituições da área, sejam elas públicas, sejam privadas ou organizações da sociedade civil. Ao todo, são 130 vagas – sendo 30 delas para ações afirmativas – destinadas para pessoas residentes na região de Ribeirão Preto
Confira a ementa completa.
Curso de Produção Cultural em Ribeirão Preto
curso livre semi-presencial
de 2 de março a 2 de abril de 2020
carga horária 42 horas [período de um mês]
130 vagas [30 destinadas para ações afirmativas]
inscrições
de 6 a 16 de fevereiro de 2020
[até as 23h59, horário de Brasília]
clique aqui para se inscrever
resultado
20 de fevereiro de 2020
no site do Itaú Cultural
clique aqui para ver a lista de selecionados
aulas
EAD de 2 a 27 de março de 2020
em plataforma on-line do Itaú Cultural
presenciais de 30 de março a 2 de abril de 2020
das 18h às 22h
Unaerp campus Ribeirão Preto [Av. Costábile Romano, 2.201, Ribeirânia – Ribeirão Preto, SP, CEP 14096-900]
Veja também
O estudo pretende entender o mercado cinematográfico nacional e a dificuldade em atrair público mediante a concorrência hollywoodiana 02/04/2020 QUINTA-FEIRA - 18h às 22h
Aula 8 – Presencial – Cultura e Desenvolvimento: os Impactos Gerados por Iniciativas Culturais
A aula que fecha o percurso desta formação convida a refletir sobre as transformações desencadeadas ou potencializadas por projetos, programas, políticas e organizações culturais. Até meados da década de 1970, a ideia de desenvolvimento tinha um cunho predominantemente economicista. Alguns autores e gestores, inclusive, consideravam práticas culturais locais como empecilho à industrialização e à urbanização, que viam como necessárias aos países chamados, naquele momento, de subdesenvolvidos. Tal modelo de desenvolvimento, baseado na implantação de infraestrutura e na disseminação unidirecional de valores euroamericanos “modernos”, passou a ser questionado nas últimas décadas do século XX, com a emergência de novos movimentos sociais, de discussões sobre sustentabilidade e da consolidação de uma economia cada vez mais pautada no intangível. Hoje, não é mais possível dissociar cultura e desenvolvimento. A cultura pode estar relacionada não somente ao crescimento econômico, mas também a transformações urbanas, recriações identitárias, mudanças na qualidade de vida das pessoas, visibilidade política de determinados grupos e regiões e segurança pública, entre outras dimensões. Aliando uma breve revisão conceitual à apresentação de casos concretos, este último módulo analisará o potencial transformador das iniciativas culturais. Além disso, discutirá a importância de monitorar e avaliar tais impactos, etapa geralmente negligenciada por produtores e gestores culturais.
Professora Ana Carla Fonseca. Consultora de vários livros referenciais em economia criativa e cidades no contexto mundial. Escritora, professora no Brasil, na Argentina e na Espanha e assessora em economia criativa e cidades para a ONU.
01/04/2020 QUARTA-FEIRA - 18h às 22h
Aula 7 – Presencial – Redes e Parcerias: o Desafio de Comunicar e Engajar
Discutir os aspectos da comunicação como ferramenta para construção de relacionamento com o público e entre produtores, de modo a transmitir os projetos, os objetivos e a missão dos equipamentos e coletivos culturais; reconhecer a influência das iniciativas culturais no âmbito local; promover agendas e propósitos dos projetos; e criar e articular redes.
Professora Carla Nieto Vidal. Historiadora especialista em gestão cultural com 25 anos de experiência na área de cultura, memória e cidades. Desenvolve projetos, programas e serviços com ênfase em planos estratégicos de comunicação e captação para os setores público e privado e para comunidades.
31/03/2020 TERÇA-FEIRA - 18h às 22h
Aula 6 – Presencial – Políticas Culturais e Legislação
Traçar um histórico das políticas públicas para a cultura no Brasil e do desencadeamento de transformações sociais que promoveram o fortalecimento do campo cultural e a expansão da capacidade de produção artística no âmbito nacional. Apresentação dos instrumentos criados para o desenvolvimento de políticas públicas mais democráticas ao longo das últimas décadas, além de discussão sobre a legislação cultural, tema necessário para a formação básica de produtores culturais. Em relação a isso, pretende-se abordar o universo da propriedade intelectual, do direito autoral e do direito de imagem, assim como as leis de incentivo à cultura e suas estruturas jurídicas e administrativas como mecanismo que proporcionou alavancar parte da cultura brasileira.
Professora Renata Rocha. Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), além de vice-coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult). Pesquisa políticas e financiamento culturais, política e economia do audiovisual e políticas culturais na América Latina.
30/03/2020 SEGUNDA-FEIRA - 18h às 22h
Aula 5 – Presencial – Pesquisas e Mapeamentos Culturais: Reconhecimento de Territórios
Discutir inicialmente sobre o papel da pesquisa para o desenvolvimento sustentável da área cultural, apresentando os possíveis formatos, suas técnicas e as especificidades desse público. Iniciar um trabalho de representação cartográfica a partir das referências culturais de cada aluno e de suas cidades, estados e regiões. Será uma forma de construir coletivamente um mapa, que deverá ir além de lugares e equipamentos estáticos, desenhando-se, por meio do olhar de cada participante, as suas comunidades, os recursos naturais e culturais, os seus desejos, as potencialidades e os problemas.
Professora Ana Paula do Val. Artista, gestora e ativista cultural, professora e pesquisadora no campo das artes, cultura, arquitetura e urbanismo. Desenvolve consultorias, pesquisas e mapeamentos culturais para entidades como Sesc-SP e Unesco.
21/03/2020 SÁBADO - 00h
Aula 4 – EAD – Arte, Fruição e Mediação Cultural
Proporcionar uma reflexão e uma análise crítica dos fenômenos culturais e artísticos contemporâneos, buscando reconhecimento e discernimento das interfaces do conceito de cultura com diversas áreas do conhecimento e em relação a identidade, diversidade, memória e patrimônio. Visitas virtuais a espaços culturais para vivenciar experiências e ampliar o repertório e a capacidade de fruição cultural como processo de formação e sensibilização como profissionais da cultura.
Professora Renata Felinto. Artista visual e professora adjunta de teoria da arte da Universidade Regional do Cariri (Urca/CE). Doutora e mestra em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA/Unesp) e especialista em curadoria e educação em museus pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP).
14/03/2020 SÁBADO - 00h
Aula 3 – EAD – Articulação e Mobilização de Recursos: uma Perspectiva a Partir do Comum
Este módulo terá início com uma discussão sobre a sociedade em rede, o comum e o impacto das novas tecnologias digitais. Em seguida, a reflexão se concentrará em diferentes modalidades de articulação e mobilização que viabilizam a atuação do gestor ou produtor cultural. Articular-se com outros agentes e organizações é uma maneira de suprir suas próprias lacunas, de potencializar ações e resultados. E mobilizar recursos não significa apenas captar verbas, mas também compartilhar equipamentos e conhecimento, conseguir ajuda de pessoas mais experientes em determinada área e emprestar espaços, entre tantas outras possibilidades. Análise das novas institucionalidades que surgem e organização de novos arranjos produtivos.
Professor Rodrigo Savazoni. Jornalista, escritor, realizador multimídia e produtor cultural. Desde 2015, é um dos diretores do Instituto Procomum (IP). É doutorando em ciências humanas e sociais na Universidade Federal do ABC (Ufabc).
07/03/2020 SÁBADO - 00h
Aula 2 – EAD – Planejamento e Gestão Cultural
Discutir a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para grupos, espaços e instituições culturais, analisando as várias fases do seu processo de elaboração e o envolvimento da equipe de forma participativa. Apresentação da estruturação de modelos de planejamento estratégico, com a discussão de instrumentos específicos para a área cultural, seus possíveis resultados e sua aplicabilidade a partir de exemplos nacionais.
Professor Romulo Avelar. Administrador e gestor cultural, com atuação em iniciativas culturais de diversas empresas e na área pública. É coautor do livro Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma Experiência de Gestão Cultural.
02/03/2020 SEGUNDA-FEIRA - 00h
Aula 1 – EAD – Ambientação na Plataforma Itaú Cultural
A aula tem como objetivo detalhar o conteúdo do curso, navegando com os alunos pela plataforma e apresentando suas possibilidades técnicas e seus recursos metodológicos. Ao mesmo tempo, será estabelecida uma relação inicial entre os alunos, quebrando as resistências e inabilidades relacionadas à aprendizagem virtual.
Professora Michelle Antunes. Gestora cultural e mestra em gestão de empresas e instituições culturais, com especialização em cooperação cultural internacional e em comunicação, imagens e culturas midiáticas.