Em 2012, o Itaú Cultural (IC) deu o seu primeiro passo no campo da acessibilidade com a produção de videoguias na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a exposição Lygia Clark: uma Retrospectiva. Desde então, os materiais com interpretação em Libras se tornaram parte do nosso processo. Entre vídeos do programa Ocupação Itaú Cultural, de exposições, mesas de debate e demais atividades, o nosso canal do YouTube dispõe de um grande acervo de conteúdo para a comunidade surda – confira aqui.

Assista a seguir a uma seleção do que já aconteceu.

Veja também:
>> Inscrições para o Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência | Poesia Surda prorrogadas até 8 de maio
>> Rino Levi em Libras: vídeos apresentam o arquiteto ao público surdo

Ocupação Manoel de Barros

O poeta Manoel de Barros (1916-2014) foi o homenageado da 43a edição do programa Ocupação, de fevereiro a abril de 2019. A exposição, que fez um passeio por toda a trajetória do autor, trouxe uma série de conteúdos que podem ser desfrutados on-line – acesse o hotsite especial. Nos vídeos abaixo, Edinho Santos, educador surdo do IC, e a intérprete Naiane Olah apresentaram poemas de Manoel de Barros em Libras.

||Entre|| Arte e Acesso

A terceira edição do ||Entre|| Arte e Acesso, que ocorreu em dezembro de 2018, reuniu diversos artistas com deficiência e de diferentes áreas de expressão para explorar os universos da arte e da cultura sob a ótica da acessibilidade. Os vídeos possuem legendas em português e interpretação em Libras.

Una Shubu Hiwea

Realizada entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, a mostra Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão exibiu algumas facetas do conhecimento desse povo indígena. Em vídeos produzidos para a exposição, Edinho Santos apresenta o projeto e alguns dados das questões indígenas no Brasil. Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014, o projeto Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva resultou, além da exposição, em um livro e um site especial.

Cada Voz

A Enciclopédia Itaú Cultural produz a série Cada Voz, na qual personalidades da arte e da cultura brasileiras são entrevistadas pelo fotógrafo Marcus Leoni. Com vídeos legendados em português e interpretação em Libras, a série incorpora aspectos da trajetória profissional e pessoal dos artistas, levando ao público um olhar mais próximo e sensível do personagem.

Além de Chico César, já passaram pela série nomes como Angel Vianna, Laís Bodanzsky, Leandra Leal, Liniker e Denise Fraga, entre tantos outros. Assista a todos os vídeos aqui.  

Veja também