Patrice Meyer-Bisch fala sobre a importância dos direitos culturais, que são pouco respeitados, e da necessidade de desenvolvê-los. Também aborda sobre o papel central da cultura, cultura da economia e sobre a aplicação dos direitos culturais na vida cotidiana. Faz um pequeno panorama sobre conceito de coletividade e comenta sobre quais são, na sua opinião, os principais direitos culturais. Por fim, ele explica como elaborou o livro "Afirmar os direitos culturais" e analisa a imagem de capa da obra.

Patrice Meyer-Bisch, coordenador do Instituto Interdisciplinar de Ética e dos Diretos Humanos da Universidade de Friburgo, fundador do Observatório da Diversidade e dos Direitos Culturais e autor de diversas publicações sobre os direitos culturais, tais como "Afirmar os direitos culturais", que faz parte da coleção de livros do Observatório.

Gravado em 05 de abril de 2014, no Itaú Cultural, São Paulo/SP, durante o Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizado pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha