Chegam às bancas, no próximo dia 19 de maio, domingo, os dois primeiros títulos da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, uma correalização do Itaú Cultural. Na primeira semana, o público poderá levar para casa os livros Di Cavalcanti e Arcangelo Ianelli.

Serão 28 livros, vendidos a R$ 18,90 cada um. No decorrer da série, que acaba dia 17 de novembro, apenas um título estará disponível a cada domingo, diferentemente do que ocorre na semana de estreia. Entre os nomes que serão lançados ao longo do ano estão Tarsila do Amaral (26 de maio), Candido Portinari (2 de junho), Adriana Varejão (9 de junho), Lasar Segall (16 de junho) e Tomie Ohtake (23 de junho), entre muitos outros.

A coleção reúne mais de mil obras selecionadas, sempre contemplando as pinturas acadêmica, moderna e contemporânea, além das mudanças pelas quais passaram a arte brasileira. Os livros apresentam os trabalhos acompanhados por uma análise das obras e biografia dos artistas.

A equipe de pesquisa da Enciclopédia Itaú Cultural se juntou ao time da Folha de S.Paulo no projeto. Obra de referência, disponível aqui no nosso site, a Enciclopédia possui mais de 3 mil verbetes e 12 mil imagens. Os verbetes estão organizados em categorias: artistas, instituições e museus, marcos da arte brasileira, termos, conceitos e obras referenciais.