A cidade é uma teia de enredos, vivências, contextos, particulares ou coletivos, interseções que, muitas vezes, geram um texto literário, uma peça teatral, uma música. A arte urbana, claro, está nesse leque expressivo e estético: pichação, grafite, histórias em quadrinhos – manifestações englobadas no encontro Marcas na Pele da Cidade: Narrativas Visuais das Periferias, iniciativa apoiada pelo Itaú Cultural que ocorre no dia 28 de setembro, às 14h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Segundo debate da série Centralidades Periféricas, coordenado por Eliana Sousa Silva, titular da cátedra, a conversa reúne nomes do Rio de Janeiro e de São Paulo a fim de trocar experiências e pensar sobre seus campos. A mesa conta com Panmela Castro, artista visual e estudiosa de processos artísticos contemporâneos; Carlos Esquivel, o “Mestre Acme”; Marcelo D’Salete, ilustrador e autor de HQs; Michel Onguer, artista plástico e fundador da Ciclo Social Arte; e Sérgio Miguel Franco, curador e produtor cultural. Voltado para o público em geral, de docentes a pessoas que não têm ligação com a área acadêmica, o encontro busca aproximar a USP das periferias e vice-versa.
 

Eliana Sousa Silva | foto: divulgação

No Itaú Cultural, não raro há também atividades ligadas à arte urbana. É o caso, por exemplo, de Caminhos da HQ, união de vários trabalhos na área. Marcelo D’Salete, participante de Centralidades Periféricas, já esteve nesse conjunto de quadrinistas.   


Centralidades Periféricas – Marcas na Pele da Cidade: Narrativas Visuais das Periferias
sexta 28 de setembro de 2019
às 14h
Sala Alfredo Bosi
Rua da Praça do Relógio, 109, térreo –  Cidade Universitária, São Paulo

[classificação indicativa: livre]

Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet.

Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever.

Mais informações com Sandra Sedini: sedini@usp.br ou 11 3091 1678.
Página do evento

Veja também

Grafite e memória

O grafite é uma realidade incontestável na maioria dos grandes centros urbanos. Por meio da escrita e dos desenhos em muros, pontes e prédios, os artistas ou interventores de rua expressam ideias, sentimentos e posicionamentos políticos