Durante 2019 o Itaú Cultural realizou dois encontros para discutir, a partir da série Black Mirror, o impacto da tecnologia nas relações humanas. Cada debate foi pautado em um episódio do programa e contou com convidados que desenvolveram as discussões sob a provocação do professor e psicanalista Christian Dunker.

Neste post, você assiste a entrevistas com os convidados desse ciclo de conversas. Por exemplo, partindo do episódio “Playtest”, o físico e podcaster Jeferson Arenzon fala do conceito de singularidade e da necessidade de entender que todas as áreas das ciências são interligadas. Por sua vez, comentando “San Junipero”, o médico e patologista Paulo Saldiva trata dos benefícios de novas tecnologias para tratamentos médicos e do risco da mercantilização da medicina. Confira todos os depoimentos a seguir.   

Black Mirror, hoje com cinco temporadas, teve início em 2011. É exibida pela Netflix. Os episódios têm histórias fechadas, e cada qual explora dilemas éticos e sociais disparados pelas possibilidades das ferramentas tecnológicas.

 

 

Veja também