O documentário Terra de Nazaré, que teve sua produção apoiada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, ganha uma estreia internacional no próximo dia 15 de fevereiro. O média-metragem será exibido no Centro Cultural Pedro López Elías, na cidade mexicana de Tepoztlán.

>> Conheça a história do Terra de Nazaré

Dirigido e idealizado pela jornalista Shaynna Pidori, a produção conta a história de Maria Nazaré Souza, a Nazaré Flor, líder comunitária, poeta, educadora e uma das fundadoras do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE).

Shaynna – que começou a desenvolver as primeiras ideias do filme em 2005 – considera o lançamento no México um ato simbólico. “Entre o período de gravações do material inicial do documentário, Nazaré viajou para terras mexicanas para organizar o 2° Encontro Latino-Americano e do Caribe da Mulher Trabalhadora Rural. Por isso, não poderia ser mais especial ter no país um evento de exibição da obra que conta sua história.”

Assista ao trailer do documentário:

A líder comunitária, falecida em 2007, travou desde cedo lutas pelo direito à educação, à saúde, à moradia e à reivindicação de terras. Moradora de Apiques, assentamento Maceió, no município de Itapipoca, no Ceará, Nazaré Flor transformou a vida da comunidade e das mulheres que lá moram. A esperança que Nazaré disseminou durante sua trajetória é o sentimento com que Shaynna Pidori define o projeto realizado. 

“Ela viveu momentos muito difíceis, passou fome, conviveu a vida toda com a pobreza e, mesmo assim, conseguiu transformar o lugar em que vivia. Em uma época como a nossa, na qual predominam o individualismo, o lucro e a desvalorização da cultura, Nazaré traz esperança para todas as formas de batalha, tanto nas questões femininas, quanto no tocante ao meio ambiente, na garantia do bem-estar para a população mais carente, na busca por igualdade. Ela é a personificação da mulher nordestina que não desiste”, reflete a diretora do documentário.

Levar o enredo de Nazaré para o Brasil e o mundo é hoje um dos principais propósitos que Shaynna tem em seu caminho. “Uma história tão bonita quanto a de Nazaré Flor merece ser apresentada para o máximo de plateias e lugares possíveis. Ela tem o poder de atrair e cativar as pessoas, então levar a energia dela para quem ainda não a conhece é uma forma de proporcionar um reconhecimento por tudo o que ela fez”, explica a cineasta.

O evento no México – que terá a presença de Shaynna Pidori – promove, além da exibição, um debate entre a diretora e a fotógrafa Alejandra Novoa e uma perfomance da artista Roxana Bentes, acompanhada pelo músico Claudio Romanini.

Veja também