Classificação indicativa: 12 anos
 

Está escrita a vida ou somos nós que a escrevemos a cada instante? É a partir dessa indagação que se desenvolve a minissérie A Vida Começa..., que estreia na próxima semana no site do Itaú Cultural. A trama aborda as reviravoltas na vida de quatro personagens paulistanos, que se transformam quando Jonas (Danilo Grangheia) – um retratista com o dom da clarividência – se coloca diante delas.

Assista ao trailer.

Os quatro episódios serão lançados, um por dia, de 21 a 24 de maio, sempre às 18h. A minissérie completa fica disponível on-line e gratuitamente até o dia 24 de junho no nosso site. 

A Vida Começa... é uma realização do Itaú Cultural, com concepção e produção da Manifesto Impromptu e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. A direção é de Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira e Tatiana Lohmann.

A Vida Começa...
de quinta 21 de maio a quarta 24 de junho de 2020
on-line – aqui no site do Itaú Cultural
[classificação indicativa: 12 anos]

Episódio 1: Jonas

Uma paixão entre um desenhista e uma marchande; um marido poderoso traído e uma tocaia. O retratista Jonas acaba preso e perde o trânsito que parecia possível no mundo da arte. Graças a um dom especial – ele pode prever o futuro –, consegue um acordo com a polícia: reduzir sua pena em troca de seus serviços. Mas esse dom servirá para algo mais: inspirar quem o encontra.

Jonas, da minissérie "A Vida Começa...", é interpretado pelo ator Danilo Grangheia. (imagem: Azul Serra)

Episódio 2: Rafa

Rafa, de 20 anos, sente raiva – do mundo, da vida, de tudo. A violência que pratica é um meio de satisfazer esse sentimento sem alvo. Para conseguir prestígio, quer matar alguém; o plano não dá certo, um amigo é morto, e ele termina acuado em um interrogatório policial. Jonas, designado para fazer o retrato falado dos agressores, enxerga em Rafa um futuro diferente.

Rafa, da minissérie "A Vida Começa...", é interpretado pelo ator Thiago Freitas (imagem: Azul Serra)

Episódio 3: Luiza

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que – ela não sabe – tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.

Luiza, da minissérie "A Vida Começa...", é interpretada pela atriz Luaa Gabanini (imagem: Azul Serra)

Episódio 4: Samuel

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Samuel, da minisséria "A Vida Começa...", é interpretado pelo ator Flavio Porto. (imagem: Azul Serra)
Veja também