Você já pensou em como a arte pode nos ajudar a compreender o mundo? Os objetos artísticos, estejam eles em museus ou não, sempre nos serviram como registro da percepção humana, bem como utensílios do cotidiano, roupas e resquícios arqueológicos serviram de ferramenta para os historiadores. Em relação ao nosso tempo, a arte também se faz útil não só para compreender o nosso passado, mas também para tatear o nosso presente e nos ajudar a compreender as relações que o envolve.
O desenvolvimento tecnológico, consequente da Revolução Industrial, assim como as guerras do início do século e a consolidação dos problemas políticos e sociais, trouxe como herança para o pensamento moderno e contemporâneo um novo antropocentrismo, pautado na preocupação com o sujeito e suas relações com o mundo em que vivemos.
Não por coincidência os artistas, desde a metade do século XX, procuram aproximar a produção artística da vida da população e nota-se, cada vez mais, um movimento que tende para a deselitização do espaço de arte, ou seja, estratégias que trazem o grande público, historicamente excluído desta área do conhecimento, para dentro do museu e do espaço cultural.
Deste modo, a população, como um todo, é convidada a refletir sobre as relações políticas e existenciais que engendram a nossa realidade, contando com uma nova linguagem baseada em jogos simbólicos, que não se distancia em muito dos meios de comunicação que temos hoje em dia e que tanto tem interferido no modo de aprendizagem.
Qual a relação que você pode encontrar entre os materiais e temáticas utilizadas pelos artistas contemporâneos e a realidade atual?