Documentário sobre a formação de leitores, tomando como exemplo dois empreendimentos: a Becei - Biblioteca, Escola, Crescimento e Educação Infantil -, única biblioteca pública de Paraisópolis/São Paulo, e a Expedição Vaga Lume, ONG dedicada à cultura e educação em comunidades rurais da região da Amazônia Legal.
No programa, gravado em setembro de 2004, Claudemir Cabral, o fundador da Becei, fala sobre a infância, o gosto por ler e a criação da biblioteca. Fala também das dificuldades em mantê-la e de seu funcionamento. As três fundadoras da Expedição Vaga Lume -- Laís Fleury, Sylvia Guimarães e Teresa Meinberg -- comentam sobre o trabalho que fazem e sobre a escolha da Amazônia.
Como parte do projeto de expansão do empreendedorismo da leitura, Laís, Sylvia e Teresa visitam a Becei e levam Claudemir para acompanhar uma viagem da expedição em algumas comunidade ribeirinhas do Pará -- Portel, Acangatá, Meninos Deus, Ilha do Brabo, São Sebastião e Santo Amaro -, onde instalam bibliotecas e promovem um curso de formação de mediadores de leitura.