A arte popular brasileira está em festa. Nesta sexta-feira, 12 de maio, Véio completa 70 anos. Nascido Cícero Alves dos Santos, no interior de Sergipe, ele ganhou o apelido ainda na infância por gostar muito da companhia de pessoas mais velhas e de ouvir suas histórias. Autodidata, começou a criar suas obras criança e hoje é conhecido no Brasil e no exterior. Entre exposições coletivas e individuais, já teve seus trabalhos mostrados em Londres, Veneza e Paris.

Véio, aniversariante desta sexta, 12 de maio | Foto: Laino Gois
Véio, aniversariante desta sexta, 12 de maio | Foto: Galeria Estação

 

As peças em madeira são feitas com restos encontrados perto do Sítio Soarte, onde vive, no sertão sergipano. As medidas das esculturas feitas por Véio são bem variadas, indo de apenas um milímetro e chegando até 12 metros de altura. Foi no sítio que o artista organizou um museu a céu aberto, com várias criações suas que podem ser vistas da BR 206, na altura do Km 8.

Além da sua própria casa, as obras de Véio podem ser vistas no Memorial de Sergipe e no Museu da Gente Sergipana, ambos no seu estado de origem. Há trabalhos expostos também no Museu do Folclore, no Rio de Janeiro, e na Galeria Estação, em São Paulo, entre outros.

Véio cria obras em madeira, dos mais variados tamanhos | Foto: Julia Katiene
Véio cria obras em madeira, dos mais variados tamanhos | Foto: Julia Katiene

 

Para saber mais sobre a vida e a obra do artesão, visite a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

 

Veja também