- apresentação
- programação
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e informações extras
11 2168 1777
No mês de agosto, a série de apresentações do Toca Brasil é dedicada a artistas que compartilham do mesmo universo que Elomar Figueira Mello – homenageado da 23a edição do programa Ocupação – ou são influenciados por ele. Os shows de Jurema Paes e Flávio Paiva, acompanhado da banda Dona Zefinha, acontecem nos dias 14 e 15, respectivamente. No dia 16, será exibido o curta-metragem A Roza, que conta com narração de Elomar e trilha sonora de João Omar, seu filho. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Itaú Cultural.
No dia 14, às 20h, Jurema Paes apresenta o show Mestiça. A cantora baiana conviveu muito com Elomar em sua infância – devido à amizade do artista com o pai dela, o músico e historiador Fábio Paes – e seu segundo álbum revela as influências das canções “elomarianas”. Do repertório do cantador, duas regravações estão em Mestiça: “Chula no Terreiro”, com Zeca Baleiro, e “Imbuzeiro”, excerto de Fantasia Leiga para um Rio Seco, arranjo com Chico César e Tiganá Santana.
Invocado é adjetivo que leva a dois caminhos – o que se invocou em uma prece ou o que se invocou por cisma. Neste caso, o escritor cearense Flávio Paiva recorre ao segundo sentido para apresentar um olhar sobre a música brasileira. No show – que acontece no dia 15, às 20h – o artista lança o livro-CD homônimo, com ilustrações musicais de autores cearenses em gravações acústicas da banda Dona Zefinha.
O domingo 16 de agosto faz parte do Fim de Semana em Família, programa do Itaú Cultural que dedica o último fim de semana de todos os meses a atividades para adultos e crianças. Nesse dia acontecem algumas oficinas no instituto e logo após é possível assistir ao curta-metragem A Roza, animação que fala de amor e desgraça às vésperas de um casamento, como tantas histórias da tradição oral sertaneja.
Clique aqui e confira a programação.
Toca Brasil
Jurema Paes
sexta 14 de agosto de 2015
às 20h
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[duração aproximada 80 minutos]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
Flávio Paiva e Banda Dona Zefinha
sábado 15 de agosto de 2015
às 20h
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[duração aproximada 80 minutos]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
A Roza (Marieta Cazarré e Juliano Cazarré, 2013, 11 min)
domingo 16 de agosto de 2015
às 18h
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[duração aproximada 80 minutos]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência