Teatro de Objetos: Desumanização nas Grandes Cidades
08/09/2015 - 17:55
Grupo Sobrevento
Intercâmbio e peça teatral
São Paulo/SP
Proposta de criação de um espetáculo inédito construído por meio do intercâmbio entre o Grupo Sobrevento e três companhias internacionais de teatro de objeto.
Representantes de cada uma delas foram escolhidos por um tipo de contribuição: Christian Carrignon, do Theatre de Cuisine (França), que se dedica à pesquisa teórica e aos princípios técnicos; Agnés Limbos, da La Gare Central (Bélgica), que se foca na dramaturgia a partir da relação entre ator e objeto; e Antonio Catalano, da Degli Alfieri (Itália), que se aprofunda na questão da subjetividade, na medida em que nesse tipo de teatro algo figurativo ganha um novo significado.
Os intercâmbios tornaram-se uma ferramenta essencial para a circulação de ideias, o desenvolvimento artístico e a reciclagem de artistas do Sobrevento. Durante o primeiro semestre de 2015, as companhias visitaram o Brasil e, além de contribuir para a criação da peça inédita, realizaram apresentações individuais, ensaios abertos e oficinas.
Todo o processo resultou no espetáculo Só, que trata da desumanização nas grandes cidades. O roteiro foi baseado em O Desaparecido ou Amerika, romance inacabado de Franz Kafka. No espetáculo, não se utilizou o texto original do autor tcheco, mas sim a atmosfera da obra.