Centro de Cultura Amélio Amorim
Endereço
Avenida Presidente Dutra 2222 Capuchinhos Feira de Santana BA
Contatos e informações extras
info@cultura.ba.gov.br | 71 3103 3441 | 71 3103 3254
O Itaú Cultural, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura da Bahia, promove a Semana de Gestão e Políticas Culturais em Feira de Santana. Os encontros acontecem entre os dias 12 e 16 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim, e abordam cinco temas centrais do atual cenário cultural brasileiro: políticas e indicadores culturais; formação de públicos da cultura; o ontem e o amanhã nos sertões; o criativo e os novos arranjos produtivos na cultura e cultura, direitos e institucionalidade.
Esta é a 22ª edição deste curso livre, para a qual foram convidados Antonio Albino Canelas Rubim, Lia Calabre, Isaura Botelho, Regina Novaes, Cristiane Magalhães, Bráulio Tavares, Paulo Miguez, Adriana Facina, Luana Vilutis e José Oliveira Junior.
Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas até 9 de abril pelo site www.cultura.ba.gov.br. Confira a aba Programação para mais informações sobre os encontros.
Semana de Gestão e Políticas Culturais em Feira de Santana
segunda 12 a sexta 16 de maio de 2014
Centro de Cultura Amélio Amorim – 200 vagas
[inscrições até 9 de abril pelo site www.cultura.ba.gov.br]
Entrada franca
Centro de Cultura Amélio Amorim | Avenida Presidente Dutra 2222 Capuchinhos Feira de Santana BA
informações info@cultura.ba.gov.br | 71 3103 3441 | 71 3103 3254
16/05/2014 SEXTA-FEIRA - 14h às 18h
Cultura, Direitos E Institucionalidade – Diversidade Cultural e Planos de Cultura
palestrante: José Oliveira Junior
José Oliveira Junior
José Oliveira Junior é escritor e comunicador, especialista em novas tecnologias em comunicação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e mestrando em comunicação social pela PUC/Minas. Consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Minas Gerais, atua como supervisor de pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural, para o qual realizou os estudos Mapeamento de Políticas Públicas para a Promoção da Diversidade Cultural, Construção de Indicadores de Diversidade Cultural e Cidadania, entre outros.
16/05/2014 SEXTA-FEIRA - 09h às 13h
Cultura, Direitos e Institucionalidade – a Cultura como Direito
palestrante: Adriana Facina
Adriana Facina
Adriana Facina é mestra em história social da cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRJ e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF, publicou, entre outros, os livros Literatura e Sociedade (Jorge Zahar, 2004) e Vou Fazer Você Gostar de Mim – Debates sobre a Música Brega (Multifoco, 2011). Pesquisa atualmente a produção cultural em favelas cariocas.
15/05/2014 QUINTA-FEIRA - 14h às 18h
O Criativo e os Novos Arranjos Produtivos na Cultura – Economia Solidária da Cultura
palestrante: Luana Vilutis
Luana Vilutis
Luana Vilutis é educadora e socióloga, graduada em ciências sociais e mestra em educação, cultura e organização social pela USP. Trabalha com formação e pesquisa nas áreas de cultura, economia solidária e políticas culturais e desenvolve doutorado em cultura e sociedade na UFBA, onde ainda integra, desde 2012, a equipe da Escola de Administração no Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura, em parceria com o MinC.
15/05/2014 QUINTA-FEIRA - 09h às 13h
O Criativo e os Novos Arranjos Produtivos na Cultura – Economia Criativa
palestrante: Paulo Miguez
Paulo Miguez
Paulo Miguez é membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, graduado em ciências econômicas, mestre em administração e doutor em comunicação e cultura contemporâneas pela UFBA, onde atua como professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Foi secretário de políticas culturais do MinC entre 2003 e 2005.
14/05/2014 QUARTA-FEIRA - 14h às 18h
O Ontem e o Amanhã Nos Sertões – Cultura dos Sertões: Gestão de Futuros
palestrante: Bráulio Tavares
Bráulio Tavares
Bráulio Tavares é escritor, compositor e tem mais de 20 livros publicados. Recebeu, entre outros, o Prêmio Shell de Teatro em 1992, pela peça Brincante, realizada em parceria com Antonio Nóbrega, e em 2009 o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pela obra A Invenção do Mundo pelo Deus-Curumim (Editora 34, 2008), feita em parceria com Fernando Vilela. No Jornal da Paraíba, assina uma coluna diária sobre cultura, cujos textos estão disponíveis no blog Mundo Fantasmo (mundofantasmo.blogspot.com.br).
14/05/2014 QUARTA-FEIRA - 09h às 13h
O Ontem e o Amanhã nos Sertões – Patrimônio Cultural
palestrante: Cristiane Magalhães
Cristiane Magalhães
Cristiane Magalhães é mestra em história social da cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); desenvolve pesquisa de doutorado, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre jardins históricos no Brasil. Atua como pesquisadora e consultora na área de patrimônio cultural e tem experiência em elaboração de inventários e dossiês de tombamento.
13/05/2014 TERÇA-FEIRA - 14h às 18h
Formação de Públicos da Cultura – Jovens e Políticas Culturais
palestrante: Regina Novaes
Regina Novaes
Regina Novaes é doutora em antropologia social pela USP e professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Realiza projetos de investigação em juventude, diversidades e politicas públicas pelo CNPq.
13/05/2014 TERÇA-FEIRA - 09h às 13h
Formação de Públicos da Cultura – É Possível Formar Públicos no Brasil?
palestrante: Isaura Botelho
Isaura Botelho
Isaura Botelho é doutora em ação cultural pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutorado na França e atua como gestora cultural desde 1978. Coordenou, para o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a pesquisa O Uso do Tempo Livre e as Práticas Culturais na Região Metropolitana de São Paulo.
12/05/2014 SEGUNDA-FEIRA - 14h às 18h
Políticas e Indicadores Culturais - Indicadores Culturais
palestrante: Lia Calabre
Lia Calabre
Lia Calabre (Brasil) é historiadora, mestre e doutora em história social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Setor de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa e faz parte do Conselho Científico-Cultural do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora dos MBAs de gestão e produção cultural da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UAM).
12/05/2014 SEGUNDA-FEIRA - 09h às 13h
Políticas e Indicadores Culturais - Políticas Culturais no Brasil: um Balanço
palestrante: Antonio Albino Canelas Rubim
Antonio Albino Canelas Rubim
Antonio Albino Canelas Rubim é secretário Estadual de Cultura da Bahia e professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult). Já atuou como diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.