Auditório do CAP no Circuito Cultural Praça da Liberdade
Endereço
Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes, Belo Horizonte/MG
Contatos e informações extras
(31) 3222-3231
O Itaú Cultural, em parceria com o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e com o Centro de Arte Popular (CAP), promove a Semana de Gestão e Políticas Culturais em Belo Horizonte/MG. Os encontros acontecem entre os dias 31 de março e 4 de abril, no Auditório do CAP no Circuito Cultural Praça da Liberdade, e abordam cinco temas centrais do atual cenário cultural brasileiro: políticas culturais e participação; formação de públicos da cultura; gestão de futuros; o criativo e os novos arranjos produtivos na cultura; e cultura, direitos e institucionalidades.
Esta é a 21a edição desse curso livre, para a qual foram convidados professores e gestores culturais do Ceará, da Bahia, de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, totalizando dez profissionais.
Entre os convidados estão Albino Rubim, José Marcio Barros, Bernardo da Mata, Isaura Botelho, Ana Paula do Val, Alexandre Barreto e Humberto Cunha. Os nomes foram escolhidos com base na relação entre os temas propostos pela semana e a cena cultural em Belo Horizonte.
Foram disponibilizadas 65 vagas gratuitas, e as inscrições estarão abertas de 24 de fevereiro a 7 de março. Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site: www.observatoriodadiversidade.org.br/semanadegestao.
Semana de Gestão e Políticas Culturais – Belo Horizonte/MG
segunda 31 de março a sexta 4 de abril
das 9h às 18h
Auditório do CAP no Circuito Cultural Praça da Liberdade
Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes, Belo Horizonte/MG | (31) 3222-3231
65 vagas
Inscrição gratuita: de 24 de fevereiro a 7 de março, pelo site www.observatoriodadiversidade.org.br/semanadegestao
04/04/2014 SEXTA-FEIRA - 14h às 14h
Aula expositiva Diversidade Cultural e Plano de Cultura
Com José Márcio Pinto de Moura Barros (MG), professor dos programas de pós-graduação em comunicação da PUC Minas, em cultura e sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do curso de especialização de mediação em arte, cultura e educação da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordena o Observatório da Diversidade Cultural e é pesquisador e consultor na área de cultura e comunicação, gestão e desenvolvimento cultural.
04/04/2014 SEXTA-FEIRA - 09h às 09h
Aula expositiva Direitos Culturais em Perspectiva
Com Francisco Humberto Cunha Filho (CE), profissional com graduação, mestrado e doutorado em direito. Advogado da União. Professor dos programas de graduação e pós-graduação em direito da Universidade de Fortaleza (mestrado e doutorado), nos quais ministra a disciplina de teoria dos direitos humanos e a de direitos culturais. Integra a Comissão de Direitos Culturais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará. Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará. Autor de trabalhos científicos sobre direitos culturais, tais como Direitos Culturais como Direitos Fundamentais e Cultura e Democracia na Constituição Federal de 1988.
03/04/2014 QUINTA-FEIRA - 14h às 14h
Aula expositiva Novos Arranjos Criativos e Produtivos
Com Israel do Vale (MG). Jornalista graduado pela Universidade Metodista (SP), atua há 28 anos no jornalismo cultural. É diretor-executivo da agência Picnic Digital e consultor em conteúdo transmídia.
03/04/2014 QUINTA-FEIRA - 09h às 09h
Aula expositiva Economia Criativa
Com Juliana Nolasco Ferreira, mestranda em administração pública e governo na Fundação Getulio Vargas (FGV) e pesquisadora do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (Gepi), da Direito FGV (FGV/SP). Trabalhou como coordenadora geral de economia da cultura e estudos culturais do Ministério da Cultura e como coordenadora de estudos da cultura digital do Centro de Referência da Música Brasileira, no Auditório Ibirapuera. Formada em administração de empresas pela FGV, foi assessora da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, chefiada pelo ministro Roberto Mangabeira Unger. Também atuou na direção do Projeto Trama Universitário, da gravadora independente Trama. Já realizou projetos de consultoria em diversas instituições culturais, entre elas Casa de Cultura Digital, Instituto Overmundo e Eletrocooperativa.
02/04/2014 QUARTA-FEIRA - 14h às 14h
Aula expositiva Construção de Carreira Artística
Com Alexandre Barreto, mais conhecido como Alê Barreto. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, produtor cultural, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Desde 2003, vem trabalhando intensamente em atividades artísticas e culturais, eventos e entretenimento (economia criativa). É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, em linguagem acessível, de forma gratuita, que já foi acessado por mais de 22 mil pessoas. Atualmente, mora no Rio de Janeiro, é um dos gestores do grupo Nós do Morro, juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra.
02/04/2014 QUARTA-FEIRA - 09h às 09h
Aula expositiva Planejamento e Produção Cultural
Com Luciana Salles, graduada em comunicação social (1995) e especialista em planejamento e gestão cultural (1999), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e uma profissional com vasta experiência em produção artística e cultural.
01/04/2014 TERÇA-FEIRA - 14h às 14h
Aula expositiva Movimentos e Redes Culturais e a Formação de Públicos
Com Ana Paula do Val (SP), arquiteta e urbanista, artista plástica, especialista em gestão e mediação cultural e pesquisadora de políticas culturais.
01/04/2014 TERÇA-FEIRA - 09h às 09h
Aula expositiva É Possível Formar Públicos no Brasil?
Com Isaura Botelho (SP), doutora em ação cultural pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pós-doutora na França. Gestora cultural desde 1978, trabalhou na Funarte, na Biblioteca Nacional e no Ministério da Cultura. Coordenou a pesquisa O Uso do Tempo Livre e as Práticas Culturais na região metropolitana de São Paulo no Cebrap. É autora de livros sobre política cultural.
31/03/2014 SEGUNDA-FEIRA - 14h às 14h
Aula expositiva A Cultura e a Participação Social na Atualidade
Com Bernardo da Mata (MG), historiador e cientista político [Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)], com especialização em gestão cultural (Universidade de Barcelona). É pesquisador da Fundação João Pinheiro (MG) desde 1977. Atualmente exerce o cargo de secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.
31/03/2014 SEGUNDA-FEIRA - 09h às 09h
Aula expositiva Políticas Culturais no Brasil: um Balanço
Com Albino Rubim (BA), secretário estadual de Cultura da Bahia, professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.