A 44ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural homenageia o arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik (1896-1972). Naturalizado brasileiro, ele foi o responsável pela construção da primeira obra modernista do Brasil, a Casa Modernista, localizada na rua Santa Cruz, no bairro paulistano da Vila Mariana.

A mostra, que acontece na sede do instituto e no Museu Lasar Segall, propõe uma imersão na vida e na obra do homenageado, reunindo alguns de seus projetos, parte do mobiliário que ele criou, fotos pessoais e entrevistas em vídeo, além de reproduzir espaços que remetem ao seu trabalho, como uma das salas da casa da rua Santa Cruz e um ambiente pré-modernista, que — em contraste com o resto da exposição — dá uma ideia do rompimento que a produção moderna representou.

Visitas educativas

Realizadas de terça a domingo, conforme demanda do público. Duração aproximada de 60 minutos. Podem ser feitas em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Consulte a disponibilidade. 

Visitas acessíveis em Libras nos dias 6, 7, 27 e 28 de abril e 11, 12, 25 e 26 de maio, das 11h às 18h.

Visitas educativas agendadas

Oferecidas em português, inglês, espanhol e Libras a escolas, organizações não governamentais e instituições em geral. Entidades públicas ou sem fins lucrativos da cidade de São Paulo contam com serviço gratuito de ônibus. Mais informações pelo telefone 11 2168.1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Veja também