Sínteses e Propostas – Proteção e Circulação de Bens Culturais (2018)
22/07/2019 - 08:00
Com mediação de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, Fábio Rolim, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marcelo Araújo, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Adam Jayme Muniz, do Ministério da Cultura, Maria Inez Mantovani Franco, do Icom Brasil, Isabel de Paula, da Unesco, e Alexandre Cassar Magdalena, da Receita Federal, fazem um balanço das discussões realizadas durante o seminário Proteção e Circulação de Bens Culturais.
Falam sobre alguns pontos importantes para a evolução da proteção e da circulação de bens culturais, tais como: comunicação, cooperação e compartilhamento de dados e informações entre instituições, comprometimento de melhorar processos, capacitação de profissionais e da sociedade civil, e confiança entre instituições culturais e órgãos de regulação. Além disso, Eduardo Saron apresenta o Itaú Cultural como um dos principais apoiadores da red list que será desenvolvida e publicada pelo Icom Brasil.
Evento realizado em junho de 2018, na sede do instituto, em São Paulo/SP. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Artes Visuais: Sofia Fan
Coordenador do Núcleo de Artes Visuais: Juliano Ferreira da Silva
Produção-executiva: Nicole Plascak
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Erika Mota, Naiane Olah e Thalita Passos (terceirizadas)