Classificação indicativa: 12 anos
 

Uma dramaturgia que ressalta beleza e poder. Prot{agô}nistas é celebração com sonoridade contemporânea e discurso de empoderamento. O elenco ocupa o palco guiado pelo ritmo e oriundo da ancestralidade. Além dos corpos potentes em expressão e força, as coreografias que vão da capoeira ao hip-hop e do balé ao gumboot dance trazem o tom acrobático que permeia todo o espetáculo. 

Cenas e números circenses de faixa, palhaçaria, tecido, malabares, trapézio, contorcionismo, perna de pau e equilíbrio. O espetáculo fica disponível até 27 de março de 2022 aqui no site e no YouTube do Itaú Cultural.

Ancestralidades

A programação está relacionada à plataforma Ancestralidades, que apresenta biografias e trajetórias de personalidades negras e suas histórias, listagem dos marcos históricos desde o início do século XVI até o presente e, por fim, conceitos sobre temas como raça, gênero, quilombo, afrofuturismo, entre outros. 

Pensada em um conceito visual de circularidade, a plataforma propõe o olhar do presente que resgata o passado e que lança demandas e desafios para os dias que ainda virão. Acesse neste link

Imagem do espetáculo do Coletivo Prot{agô}nistas. Na foto, um grupo de atores e atrizes está reunindo segundo um componente do grupo que está deitado sobre suas mãos. Ao fundo é possível ver músicos reunidos. O palco está com uma luz escura, na tonalidade vermelha.
Espetáculo do Coletivo Prot{agô}nistas traz cenas e números circenses (imagem: Cassandra Mello)

Prot{agô}nistas [com interpretação em Libras]
de 6 a 27 de março de 2022
[duração aproximada: 80 minutos]
on-line – no site e no YouTube do Itaú Cultural

[classificação indicativa: 12 anos]

Ficha técnica
Concepção e direção: Ricardo Rodrigues
Direção do núcleo de dança: Washington Gabriel
Direção do núcleo de banda: Renato Ribeiro
Direção do núcleo de circo: Ricardo Rodrigues
Circenses: Fafá Coelho (trapézio e tecido), Guilherme Awazu (perna de pau), Helder Vilela (faixa), Maíza Menezes (malabares), Renato Ribeiro (palhaço), Robert Gomez (palhaço), Tania Oliveira (equilíbrio), Tatilene Santos (tecido), Wilson Guilherme (faixa) e Zanza Santos (contorção)
Dançarinos: Danilo Nonato, Diego Henrique, Munique Costa, Pamela Ammy, Rafael Oliveira, Silvana de Jesus, Verônica Santos e Washington Gabriel
Músicos: Eric Oliveira (voz e palhaço), Jaqueline da Silva (voz e pandeiro), Lilyan Teles (voz e acordeom), Mariana Per (voz e flauta), Melvin Santhana (voz e guitarra), Pitee Batelares (bateria), Tô Bernado (arranjos, trombone e djembê) e Vinicius Ramos (voz, trompete e baixo)
Composições: Dica L. Marx, Eric Oliveira, Jaqueline da Silva, Mariana Per, Melvin Santhana, Renato Gama, Tô Bernado e Vinicius Ramos
Figurinos: Mariana Per
Assistente de figurinos: Agatha Per, Ojire Ventura e Pamela Ammy 
Figurino Yansã: Patrícia Ashanti
Figurino Pernalta: Marian del Castillo
Joias: OjireArt – Ojire Ventura
Iluminação: Danielle Meireles e Marcel Alani 
Sonorização: Allyne Cassini e Marcos Silva
Coordenação de palco: Hilton Esteves
Comunicação: Mariana Per
Direção de produção: Ricardo Rodrigues
Realização: Coletivo Prot{agô}nistas

Veja também