Uribe Manoel de Sousa Teofilo

Salvador-Bahia
Região impactada: Bahia
Modalidade: documentação, patrimônio e memória
Tema: música
Recorte: questão racial

O projeto dá continuidade à divulgação de acervos sonoros inéditos, frutos de pesquisas sobre a musicalidade e a diversidade no candomblé da Bahia realizadas entre 1940-1941 pelo linguista negro norte-americano Lorenzo Dow Turner. Algumas das pessoas registradas por Turner foram Martiniano Eliseu do Bonfim, Manoel Falefá, Joãozinho da Gomeia e Mãe Menininha do Gantois. O trabalho conta com estudo e curadoria de Xavier Vatin, etnomusicólogo e professor de antropologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), coordenação e produção musical de Cassio Nobre, músico e etnomusicólogo, e produção-executiva da Couraça Criações Culturais.

Saiba mais sobre o projeto.

Veja também
Na imagem colorida, há duas mulheres: uma branca e uma indígena. Ambas estão sentadas na grama e mexem em peças de pano (na maioria, bolsas). Ao fundo, é possível ver uma placa em que está escrito Argentina.

Pasajeras

Francieli Rebelatto Foz do Iguaçu-Paraná Região impactada: Argentina, Paraguai e Brasil (Paraná)...
Cartas do jogo Afro-Históricos, junto com um dado (com faces vermelha, amarela e verde), em um fundo azul. A carta em destaque é de Polianna Silva, design e inventora desse projeto.

Afro-Históricos

Polianna do Amaral Barbosa da Silva Camaçari-Bahia Região impactada: Bahia Modalidade: criação e...