A realizadora e fotógrafa Safira Moreira e a realizadora e educadora Patrícia Ferreira Pára Yxapy falam de suas trajetórias no universo audiovisual.

Safira comenta sua relação com o cinema, em especial com a fotografia. Abordando um dos recursos de sua produção – os registros familiares –, ela aponta que eles são permeados de abundância e ausência, e que entender isso foi um momento de virada em seu trabalho. Já Patrícia fala do que busca na construção de seus filmes e pontua a importância de abordar território, espiritualidade e fronteiras.

Ainda mais, as convidadas tratam do valor do resgate das histórias de seus familiares para o fortalecimento de suas identidades e defendem que as existências – especialmente das mulheres – sejam saudadas. Para essas artistas, o espiritual e o político caminham juntos, e a natureza e a ancestralidade marcam sua forma de fazer cinema.

Conversa realizada remotamente em 2020 pelo curador, roteirista e diretor Ewerton Belico.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Versões do tempo aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Veja outros depoimentos de Patrícia Ferreira cedidos ao Itaú Cultural: para a série Culturas indígenas, no evento Encontros de cinema, sobre o projeto Jeguatá (apoiado pelo Rumos 2015-2016) e em duas mesas do ciclo de debates MekukradjáVasos sagrados: o feminino na literatura e no cinema indígenas e Faces da oralidade: escrita e imagem.

ITAÚ CULTURAL
Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Ewerton Belico
Produção audiovisual: Amanda Lopes da Silva (estagiária) e Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Tomás Franco (terceirizado)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: Follow the wild path, de Max H.

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

A imagem é retangular, coberta por um filtro laranja e dividida em três colunas, cada um com a foto de um participante do podcast: primeiro, Ewerton Belico, depois Safira Moreira e Patrícia Ferreira. Ewerton usa óculos e tem bigode, Safira tem cabelo encaracolado e um batom escuro, Patrícia usa franja e sorri para a foto.
(imagem: Divulgação)
Veja também
Fotografia em preto e branco do fotógrafo agachado no chão. Ele é branco, tem cabelos ondulados na altura da orelha, usa óculos de grau e sorri de boca fechada. Ele segura uma flor de papel. A imagem, corta a testa e o topo da cabeça dele. Ao seu lado há um banquinho com um gato de pelúcia em cima. Ao fundo há livros, do lado direito há uma janela aberta.

Felipe Russo, um certo alguém

“O mundo é cheio de pequenos gatilhos que desmontam nossa guarda e nos permitem por alguns instantes simplesmente sentir”, diz o fotógrafo