Os podcasts estão em alta. Esses programas de áudio estão se tornando, com o tempo, verdadeiros companheiros para aqueles que querem se manter informados sobre determinado assunto. Entre os editais de emergência lançados pelo Itaú Cultural (IC), o Núcleo de Música da organização selecionou 40 podcasts ligados à história da música brasileira – seja do ponto de vista de seu bairro, comunidade, cidade, região ou contexto nacional – e aos movimentos musicais.

Neste primeiro recorte, os episódios abordam a história da música e a diversidade de ritmos. Escolha o seu favorito e ouça na plataforma indicada!

Música Preta Mineira

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Luciana Cândida Gomes iniciou sua trajetória como a DJ Black Josie em 2004, a partir de pesquisa sobre a música preta brasileira. Essa é, na verdade, apenas uma de suas vertentes artísticas – ela também é musicista, preparadora vocal e produtora musical. O podcast traz um recorte da produção musical de artistas negros na última década, homenageando mulheres compositoras e intérpretes. Sua atuação como DJ passa pela participação em grandes eventos e festivais culturais, como a Virada Cultural de Belo Horizonte e o Festival de Arte Negra.

Músicos do Brasil

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

O projeto Músicos do Brasil foi criado com o intuito de facilitar o acesso à história da música brasileira. A série foi idealizada por Henrique Martiny, com narração de Arthur Faria e captação e edição de Bruno dos Anjos. Cada episódio é centrado em uma figura histórica, normalmente um compositor ou uma compositora, acompanhando todo o contexto histórico que resultou em suas obras. O primeiro conta a história de Chiquinha Gonzaga, uma das criadoras da música brasileira e figura-chave nesse processo de recuperação da história da cultura nacional.

Na Pisada

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

O ator, historiador, poeta e produtor cultural Karl Marx iniciou suas atividades culturais em 2002, integrando o elenco do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, em Pernambuco. Com o grupo, apresentou-se em mais de 300 cidades de todas as regiões do Brasil, além do exterior. Atua no movimento de cultura popular do Sertão do Pajeú (PE), tendo vários trabalhos realizados com diversas entidades culturais de cidades pernambucanas e cearenses. Neste episódio do podcast Na Pisada, o artista aborda a musicalidade do cangaço e a sua influência na música popular brasileira. 

Dona Dalva Damiana de Freitas, a Doutora Honoris Causa do Samba de Roda de Cachoeira

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Cantora e compositora, Clécia Queiroz vem construindo uma carreira permeada por uma cuidadosa pesquisa dos ritmos afro-brasileiros. Artista de várias linguagens, elaborou sua tese de doutorado em difusão do conhecimento sobre o tema samba de roda. Neste podcast, a entrevista é com Dona Dalva Damiana de Freitas, a Doutora Honoris Causa do Samba de Roda de Cachoeira, que fala sobre sua experiência no samba de roda, além de comentar a patrimonialização e a difusão desse gênero musical. O episódio faz parte da série Sambadeiras do Recôncavo da Bahia.

Fado

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Neste podcast, a cantora Jussara Silveira fala sobre o fado e apresenta a sua relação com esse estilo de canção popular de Portugal. Jussara estreou como cantora em 1989, no Teatro Castro Alves, maior casa de espetáculos da Bahia. No ano seguinte, já ganhava fôlego para mostrar seu trabalho no grande auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A partir daí, cantou em diversas cidades brasileiras e no exterior. Já são nove discos gravados, além de Fruta Gogoia, trabalho em homenagem aos 50 anos de carreira de Gal Costa, lançado em junho de 2017.

Veja também