O podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama encerra sua primeira temporada com duas peças sonoras do autor e diretor maranhense Igor Nascimento.

No dia 18 de novembro foi lançada a obra Aurora do Bonfim, na qual o autor aborda o conceito de “imorribilidade”, usado para definir o abandono da morte. E agora entra no ar o segundo trabalho, Garoto propaganda (ouça no campo abaixo).

A obra é protagonizada por Jânio Baby (voz de Nuno Lilah Lisboa), garoto propaganda de uma rede de frigoríficos. Em crise, o modelo é acometido por tremores, suores, pesadelos e outras situações que perturbam seu gênio carismático e podem arruinar sua carreira e a imagem da empresa para a qual trabalha. Nesse cenário, seu tutor Garcês (Cláudio Marconcine) é chamado para tentar resolver a questão.

As peças foram escritas entre 2017 e 2020 e partem do que Nascimento chama de “drama do clichê”. Segundo ele, o clichê, nesse contexto, é entendido não como uma imagem piegas, mas como uma imagem amplamente fabricada e pronta para estar no máximo de lugares possível, até ser considerada comum, natural ou mesmo obrigatória.

Ficha técnica
Vozes: Nuno Lilah Lisboa (Jânio Baby), Cláudio Marconcine (Garcês), Renata Figueiredo (locutora), Dênia Correia (psicanalista) e Igor Nascimento (Gegê)
Texto e direção: Igor Nascimento
Sonoplastia e trilha sonora: Ivan Garro
Direção de elenco: Lauande Aires
Gravação: Estúdio Base SLZ
Finalização: Estúdio Olaria
Fotos (capa e bastidores): Kadu Vassoler
Produção: Verso Filmes
Realização: Itaú Cultural

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Ficções Itaú Cultural clicando aqui ou em aplicativos especializados, como o Spotify, o Google Podcasts e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome do programa.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas: Galiana Brasil
Coordenador do Núcleo de Artes Cênicas: Carlos Gomes
Produção: Andréa Martins
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Roberta Roque
Edição e finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução vinheta: Adriana Braga, Julio de Paula e Malu Pontes (terceirizados)
Trilha musical vinheta: “El río fluye”, de Reuven Bransburg

O Itaú Cultural integra a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.

Veja também
Fotografia com filtro amarelado e logo do Mekukradjá no canto inferior esquerdo. Retrato de Dário. Ele é um homem indígena e está de cocar, máscara, colar e camiseta.

Dário Kopenawa – Mekukradjá

Liderança yanomami, Dário fala da vida de seu povo antes do contato com a sociedade não indígena e dos problemas advindos desse contato