O primeiro volume do Manual de economia da cultura e indústrias criativas, Fundamentos e evidências – referenciais teóricos, traz artigos de autores internacionais, como David Throsby, Geoffrey Crossik e Patrycia Kaszynska, Arjo Klamer, Abigail Gilmore, Françoise Benhamou, Kate Oakley e Jonathan Ward, além dos autores nacionais Rosana Icassati, Stefano Florissi e Leandro Valiati, que também é o editor dos três volumes da coleção.


A publicação, uma parceria do Observatório Itaú Cultural com a editora WMF Martins Fontes, já está disponível para download gratuito.

A obra conta ainda com uma linha do tempo que apresenta um contexto no qual a economia da cultura encontra influências e temas atemporais para reflexão, passando pelos principais marcos históricos desde o surgimento da economia política clássica, no final do século XVIII, e pelos principais movimentos, além de questões como a globalização e desigualdades, e do debate sobre a elaboração e a proposição de fundamentos teóricos mais abrangentes para compreender o comportamento humano, que precedem a esfera do mercado.

 

 

Trazendo mais informações sobre os temas e as discussões desta edição, selecionamos dois vídeos. O primeiro apresenta a definição do que é cultura, considerando a relação de valor cultural versus valor econômico, além dos critérios para estabelecer quais atividades e produtos seriam culturais, com base em estudos realizados por pesquisadores dessa área. Já o segundo vídeo aborda o tema da economia da cultura, a relação entre criatividade e desenvolvimento, as tensões e contradições entre empreendimentos e atividades culturais, o desenvolvimento sustentável e muito mais.

[embed_video link=https://www.youtube.com/watch?v=HgiUeBWDjIQ]

 

[embed_video link=https://youtu.be/xAC1HkliaiM]

Acesse também nas livrarias digitais: Amazon / Apple Books / Google /Kobo