Os cursos autoformativos do Observatório Itaú Cultural buscam equilíbrio entre teoria e prática, sem desprezar os subsídios históricos e conceituais. Essas iniciativas têm como objetivo formar produtores e gestores a fim de reforçar a capacidade de lidar com as especificidades da gestão cultural, considerando as diversas demandas regionais e os desafios do tempo presente.

Os cursos são gratuitos e acessíveis, disponíveis na Escola Itaú Cultural. São quatro cursos com carga horária de cinco a seis horas – sendo dois voltados para a economia da cultura e dois para as políticas culturais. Cada um deles tem duas aulas e contam com diversos recursos pedagógicos, como podcasts, entrevistas e textos. Há ainda indicações de materiais de apoio para aprofundamento dos temas discutidos nas aulas.

O curso Economia da cultura no Brasil foi  elaborado para traçar um panorama da economia criativa e das políticas culturais no Brasil, as mudanças ao longo do tempo e a forma de financiamento dos projetos culturais de nosso país. Já o curso Economia da cultura: cadeia produtiva e indicadores traz uma exposição a respeito da economia da cultura, compreendendo como ela se organiza, quais indicadores observar e como se dá seu desenvolvimento territorial.

Em relação ao tema das políticas culturais, o primeiro curso, intitulado Políticas culturais no Brasil , começa com um histórico sobre as políticas culturais e outras iniciativas do setor no país desde o Império até os dias de hoje, entendendo os marcos em cada período. E, por fim, o curso Políticas culturais na América Latina aborda temáticas referentes a políticas culturais no continente latino-americano em toda sua riqueza, possibilidades, desafios e instabilidades tanto nas artes quanto na política.