No dia 25 de novembro, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) transmite o encontro Emergências culturais latino-americanas: instituições, criadores e comunidades no Brasil e no México. No evento, o antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini – atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência – apresenta os resultados já atingidos na pesquisa A institucionalidade da cultura no contexto atual de mudanças socioculturais, trabalho que vem desenvolvendo desde 2020, com a colaboração dos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, que também participam do encontro. Clique aqui para saber mais e acessar a transmissão.

Na pesquisa citada, feita com base em dados do Brasil, do México e de outros países latino-americanos, Canclini e seus colaboradores constatam, entre outras questões, que, diante das incertezas de muitas pessoas sobre a finalidade das instituições culturais, “alguns setores vêm realizando mudanças na concepção, na estrutura e nas relações com os públicos, enquanto outros pensam que os espaços em que vale a pena trabalhar são os comunitários e as redes solidárias potencializadas em tempos digitais”.

Criada em 2015, a Cátedra Olavo Setubal é resultado de uma parceria entre o Itaú Cultural e o IEA/USP e visa aprofundar os estudos sobre arte, cultura e ciência na universidade. Clique aqui para assistir ao registro da posse de Canclini na Cátedra. Com previsão inicial para terminar em agosto deste ano, o período da titularidade foi estendido por mais seis meses, até fevereiro de 2022 (saiba mais aqui).

Veja também