Ao longo de 2022, a sede do Itaú Cultural (IC), na Avenida Paulista, 149, recebeu mais de 420 mil visitas nas exposições de artes visuais e nas mostras do programa Ocupação. Foram oito artistas e pensadores homenageados e uma exposição coletiva que traz 25 artistas e coletivos de todo o Brasil. Quem não conseguiu visitar os espaços expositivos pode conferir uma série de materiais on-line produzidos para as exposições, como entrevistas em vídeo, publicações, visitas comentadas e minidocumentários, que complementam a experiência do público.

Além da lista abaixo, o IC promoveu a Ocupação Nise da Silveira no Museu de Imagens do Inconsciente (MII) – espaço criado, há 70 anos, pela doutora Nise –, no Rio de Janeiro, e a instalação Perder a imagem, em sua própria sede, criada pelo músico, pesquisador e poeta Tiganá Santana e inspirada nas ideias da historiadora Beatriz Nascimento (aberta até 12 de fevereiro de 2023). Também é válido ressaltar que a Coleção brasiliana, mostra permanente no Espaço Olavo Setubal, teve mais de 96 mil visitas.

E você, qual exposição visitou neste ano?

Paulo Freire, Benjamim de Oliveira e Tunga

A virada de ano trouxe de 2021 três mostras: as ocupações sobre Paulo Freire (com mais de 50 mil visitas) e Benjamim de Oliveira (com mais de 51 mil visitas) e a exposição Tunga: conjunções magnéticas (com mais de 46 mil visitas).

Reverenciado mundialmente, o educador pernambucano é dono de uma célebre empreitada que marcou a história da educação no país. A Ocupação Paulo Freire também marcou presença na Festa literária internacional de Paraty (Flip) e na Bienal do livro deste ano e está, atualmente, em exposição no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). Acesse o site exclusivo.

A Ocupação Benjamim de Oliveira, primeiro artista circense a ser homenageado no programa, também contou com uma itinerância – no Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, durante outubro e novembro de 2022. A mostra apresentou a família e a carreira de um dos mais importantes personagens circenses do Brasil, que, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e nos bastidores. Acesse o site exclusivo.

Por fim, a exposição sobre Tunga mostrou a extensa obra do artista visual, formada por desenhos, esculturas, objetos, instalações, vídeos e performances.

Amazônia: o processo de criação de Sebastião Salgado

A exposição que exibiu o processo criativo de Sebastião Salgado recebeu quase 26 mil visitas de março a maio deste ano. Realizada em parceria com o Sesc São Paulo, a programação – em consonância com a mostra Amazônia – Sebastião Salgado, do Sesc Pompeia – expôs fotografias de Lélia Wanick Salgado, Leão Serva e Everton Ballardin que revelam a maneira de criar do célebre fotógrafo.

Na mata, o fotógrafo Sebastião Salgado está à direita e fotografa um indígena à esquerda. O fotógrafo tem a câmera grudada ao rosto, é branco e usa camisa branca. O indígena está nu e segura um cajado.
Sebastião Salgado na produção de Amazônia (imagem: Lélia Wanick Salgado)

Ocupação Lia de Itamaracá

A força da tradição viva, sabedoria ancestral que se junta ao agora, ganha o acompanhamento da ciranda no caso de Lia de Itamaracá. Da ilha que escolhe levar no nome a artista incorpora o sal, o som e o sol. E, com eles, faz ondas de canto e dança, construindo uma poética e um repertório que falam da existência de forma ampla – amores, trabalho, comemorações. A mostra em homenagem à mestra da ciranda, realizada de abril a julho, recebeu cerca de 26 mil visitas. Acesse o site exclusivo.

Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto

Bispo do Rosario e sua obra também fizeram parte do calendário de exposições do IC em 2022. Foram mais de 76 mil visitas à mostra Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto, que reuniu centenas de trabalhos de Arthur Bispo do Rosario, paralelamente aos de outros artistas, modernos e contemporâneos. Veja uma visita comentada ao espaço expositivo.

Ocupação Tônia Carrero

Em 95 anos, Tônia Carrero fez de sua vida o que queria ter feito. A começar por crer, ela própria, em sua vontade obstinada de se tornar artista. Tônia não se importou com a aspereza alheia, tampouco esperou que a profissão a chamasse: ela escolheu os palcos. E as câmeras. Tomada por essa escolha, construiu a trajetória que o programa Ocupação, em sua 56a edição, celebrou entre agosto e novembro, com mais de 38 mil visitas. Acesse o site exclusivo.

Ocupação Dias Gomes

Dias Gomes se considerava essencialmente um homem de teatro. Fez também rádio, televisão, cinema e literatura. Sua obra colocou em cena a realidade brasileira: personagens típicos, traços regionais, costumes populares e questões sociais intrínsecas aos agrados e às mazelas do povo. Criou obras como O pagador de promessas (1959), O bem-amado (1962), O Santo Inquérito (1964) e Roque Santeiro (1985), e deu asas a personagens como Zé do Burro, Odorico Paraguaçu, Branca Dias, Viúva Porcina e tantos outros que estão vivos na memória do espectador. A mostra segue em cartaz até 29 de janeiro de 2023 – saiba maisAcesse o site exclusivo.

Um século de agora

Com uma curadoria compartilhada por três mulheres, a exposição coletiva Um século de agora apresenta um panorama atual da arte e da cultura produzida no Brasil. São 25 artistas e coletivos com diferentes vivências e experiências em territórios sociais, culturais, políticos e geográficos, manifestando-se por meio de múltiplas linguagens – colagem, desenho, escultura, fotografia, instalação, performance, pintura e videoarte. As visitas acontecem até 2 de abril de 2023 – saiba mais.

Veja também