A partir de maio, o Itaú Cultural (IC) irá divulgar ações e programações artístico-culturais de instituições e projetos parceiros. Por meio desses contatos, o IC expande a sua atuação para além de sua sede, em São Paulo, patrocinando e apoiando uma programação variada para o público de todas as regiões do país.

Sempre às segundas-feiras, acompanhe essas iniciativas virtuais em nosso site e em nosso perfil no Instagram (@itaucultural) – que também está recebendo do público indicações de atividades culturais que estejam acontecendo pelo Brasil.

Fundação Iberê Camargo

Conteúdos interativos, como um quiz sobre Iberê Camargo, atividades destinadas às crianças, catálogos digitais para consulta e uma visita em realidade virtual são algumas das ações da fundação neste período.

Onde: @fundacaoibere, no Instagram, e em iberecamargo.org.br.

Instituto Inhotim

Além de quatro exposições disponíveis na plataforma Google Arts & Culture, que pode ser acessada pelo celular, o Inhotim tem movimentado suas redes sociais com vídeos e lives para o público. Confira algumas dessas iniciativas:

Bastidores: uma série de vídeos que conta um pouco mais sobre o que geralmente não se vê pelos caminhos do instituto. No primeiro episódio, o ateliê da artista Laura Vinci e seu processo criativo durante a produção de suas obras são apresentados ao público.

Diálogos: a série é formada por conversas envolvendo artistas, botânicos, curadores e teóricos que fomentam a reflexão sobre temas ligados à cultura e ao meio ambiente.

Retratos: coletânea de registros que exibe o processo de montagem de obras de arte e galerias site specific do Inhotim. O primeiro vídeo da série apresenta a obra de Adriana Varejão.

Botanical Wallpapers traz um panorama do jardim do Inhotim para aqueles que querem ter um pedacinho da coleção botânica dentro do bolso, como no fundo de tela do celular. São dez imagens da fauna e da flora encontradas no parque, em cliques do fotógrafo João Marcos Rosa.

Onde: @inhotim, no Instagram, e no canal da instituição no YouTube.

Museu da Língua Portuguesa

A fim de celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, o museu preparou uma programação especial para os dias 3, 4 e 5 de maio. Contação de histórias, apresentações musicais, oficinas, slams, performances e debates prometem agitar o fim de semana em casa.

Onde: @museudalinguaportuguesa, no Instagram, e no canal da instituição no YouTube.

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)

Entre lives e quizzes, o museu tem atualizado suas páginas com tour virtual por exposições, cursos e dicas de leitura.

Onde: @mamoficial, no Instagram, e em mam.org.br.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)

Em duas lives semanais, o público pode acompanhar conversas entre curadores do museu e convidados no projeto Masp Live. É possível conhecer histórias por trás de obras famosas do acervo da instituição e também participar, às segundas-feiras, da proposta Masp [Desenhos] em Casa, um convite para retratar uma indicação feita pela equipe do museu.

Onde: @masp, no Instagram.

Museu de Arte do Rio (MAR)

A instituição vem divulgando conteúdos que possam ser aproveitados de casa, como um tour virtual pela exposição O Rio dos Navegantes e episódios de websérie e podcasts criados em 2019. O MAR também tem enviado newsletters periódicas com dicas de conteúdos para o público.

Onde: @museudeartedorio, no Instagram.

Paço do Frevo

O Paço tem convidado crianças e adultos para a confecção de brinquedos ligados à dança, produzido lives e investido em conteúdo audiovisual, como o projeto Ocupaço Digital. Além do amplo material pautado na divulgação do frevo, a instituição preparou uma visita ao Paço em 360 graus pela plataforma Google Arts & Culture.

Onde: @pacodofrevo, no Instagram.


A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Veja também