Com o propósito de mapear iniciativas que promovem a leitura no Brasil, nesta segunda 9 de novembro é lançado o site O Brasil que Lê, uma plataforma que receberá inscrições de projetos realizados por escolas, bibliotecas, associações de moradores, igrejas etc até 15 de janeiro de 2021. O Brasil que Lê é produzida em uma parceria entre o Itaú Cultural, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a consultoria JCastilho.

Veja também:
>>
Escrever uma nova página: a literatura durante e após a pandemia
>> Como construir um Brasil mais leitor?

Para marcar o lançamento, no dia 9, às 11h acontece uma live transmitida pelo canal TV Cátedra Unesco de Leitura. Apresentam o projeto Gilda Carvalho, diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer/PUC-Rio), José Castilho, diretor da JCastilho, e Denise Ramalho, coordenadora do grupo de pesquisa da Brasil que Lê. A mediação é do gerente de Audiovisual e Literatura do IC Claudiney Ferreira.

O mapeamento busca captar aspectos sociais, educacionais, econômicos e tecnológicos dessas iniciativas que efetivam a formação de leitores e a mediação da leitura e que são realizadas por uma pluralidade de agentes em espaços variados. Após as inscrições pelo site, serão realizados questionários e entrevistas on-line, com possíveis visitas locais. O objetivo é analisar em torno de mil projetos, seus perfis, práticas e tecnologias.

O Brasil que Lê, enquanto panorama da leitura no país, se soma à pesquisa Retratos da Leitura, que expõe quem são os leitores brasileiros, como decidem o que ler, quais seus formatos e gêneros prediletos. Na matéria "Retratos da Leitura: um país que lê menos", de Tatiana Diniz, os resultados da pesquisa são apresentados e discutidos.

lançamento do site O Brasil que Lê
segunda 9 de novembro
acesse a página

Apresentação da Pesquisa
com Denise Ramalho, Gilda Carvalho e José Castilho mediação Claudiney Ferreira
segunda 9 de novembro
às 11h

on-line – canal TV Cátedra Unesco de Leitura

Veja também