No dia 27 de novembro, o Itaú Cultural (IC) lançou sua 54a Ocupação, apresentando a família e a carreira de Benjamim de Oliveira. Esta é a primeira ocupação a homenagear um artista circense. Benjamim, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e nos bastidores do circo. No espaço expositivo, há destaque também para pessoas com quem ele articulou, criou e contracenou.

Além da exposição física, no site da Ocupação o público pode conferir uma série de conteúdos on-line que aprofundam os feitos do artista e a história do circo, além de entrevistas com familiares e colegas que fizeram parte da vida do homenageado.


>> Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Arte e acesso

Em novembro, o IC lançou a base de dados Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência. Focado na produção de artistas com deficiência, o projeto mapeia o trabalho de criadores que atuam em diferentes áreas de expressão e visa incentivar programadores, curadores e produtores a expandir a presença de artistas com deficiência em suas programações. Clique aqui para acessar a página.

Também foi ao ar, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no canal do YouTube do IC mesas e espetáculos do ||entre|| arte e acesso, ciclo sobre acessibilidade nos campos da arte e da cultura. O evento teve a presença dos selecionados da convocatória lançada em julho deste ano. Toda a programação contou com interpretação em Libras e audiodescrição.

Confira no canal do YouTube todas as atividades do ||entre|| arte e acesso.

Colunistas

Em novembro, os fotógrafos Daniela Paoliello e Bruno Inokawa deram sua última contribuição na coluna Inventário, transformando a palavra “desejo” em imagem e texto. Na coluna Revelação, a escritora Laura Erber homenageou o artista sociocultural indígena Jaider Esbell, que faleceu no início do mês de novembro. Naine Terena, em Óraculo, utilizou trechos de uma entrevista de Jurema Werneck para refletir sobre o viver na sociedade da manipulação.

Luísa Pécora, na coluna Grande angular indica cinco filmes de diretoras negras para ver na Itaú Cultural Play; na série Encontros, Marcelo Ricardo traça uma contrapedagogia das masculinidades hegemônicas, explicitando a beleza do aprender com mulheres e a partir da vivência do feminino. Em sua segunda publicação na coluna Espaço de jogo, Daniel Galera escreve sobre Unsighted.

Expedição brasiliana

Neste mês, o IC para crianças estreou sua quarta temporada de oficinas da Expedição brasiliana. Em quatro episódios lançados ao longo de novembro, aprendemos com os educadores do IC a construir uma canoa, acampar, contar histórias de acampamentos e jardinar.

Podcast

O podcast Ficções Itaú Cultural publicou três episódios da peça sonora O silêncio das coisas quietas, com dramaturgia de Marcos Barbosa e Cláudia Barral. O podcast encerrou sua primeira temporada com duas peças sonoras do autor e diretor maranhense Igor Nascimento, Aurora do Bonfim e Garoto propaganda, que foram ao ar nos dias 18 e 25.

Confira os episódios da temporada. 

Outros destaques para ficar por dentro:

>> Narrativas | Um poema em prosa inspirado por “Narciso”, de Hudinilson Jr.

>> Memórias sangradas: vida e morte nos tempos do cangaço

>> Zózimo Bulbul ganha mostra na Itaú Cultural Play

>>Sobre a mostra “Dança agora” (ou Um texto que dança)

>> Conteúdos seletos para comemorar o Dia Internacional da Filosofia

Veja também