A Escola Itaú Cultural lança três cursos autoformativos da série Constelação das artes para alunos interessados em história do teatro brasileiro, musicalidades indígenas e modernismo na produção de artes visuais no país. As aulas podem ser acessadas gratuitamente e contam com certificação após a finalização, sendo necessário apenas se cadastrar em escola.itaucultural.org.br.

O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os cursos que compõem esse projeto desenvolvem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. 

Saiba mais sobre os novos cursos:

Constelação das artes – histórias do teatro brasileiro: perspectivas e debates

Na imagem, um homem segura de maneira agressiva uma mulher. Atrás de ambos, na parede, há imagens de uma comunidade de um lado e, do outro, das ondas do mar.
"Eles Não Usam Tênis Naique", 2015. Dir: Isabel Penoni. Cia Marginal. (imagem: Renato Mangolin)

Este programa segue na linha das relações entre teatro nacional e sociabilidade, e seu objetivo é compreender o teatro brasileiro e a questão da identidade vista através da cena como “uma história de diferentes histórias”. A ideia é fomentar o olhar para a história do teatro como um campo de disputas em pleno movimento, como espaço de debates para o qual são chamadas as relações entre arte e sociedade, formas artísticas e processo social.

Constelação das artes: modernismos – um panorama das artes brasileiras

 

Imagem de inúmeros indígenas em uma ilha.
Kuêra - Moara Tupinambá (imagem: Divulgação)

Já este se propõe a oferecer um amplo panorama da produção de artes visuais no Brasil, refletindo criticamente acerca das experiências modernas e suas implicações na construção e na disputa das identidades brasileiras. Durante as aulas, serão examinadas as histórias das artes no Brasil de forma constelar e não linear, cruzando tempos e territórios, com o objetivo de estudar diversos discursos, plasticidades e meios expressivos e como eles se relacionam e se tensionam com as múltiplas identidades brasileiras para além dos discursos hegemônicos consolidados. 

Constelação das artes – musicalidades indígenas no Brasil

Chocalhos indígenas em cima de um tapete de material natural.
Instrumentos indígenas (imagem: Divulgação)

O objetivo deste curso é apresentar um panorama de noções e referências para familiarizar os estudantes com a presença das musicalidades dos povos originários na contemporaneidade a partir da perspectiva de diversos intelectuais indígenas e não indígenas, em uma transversalidade de conceitos antropológicos e musicológicos. O programa parte de uma concepção de aprendizagem ancorada nas expressões musicais desses povos, as quais permaneceram largamente ignoradas durante a maior parte da história colonial e brasileira.

Veja também