por Milena Buarque Lopes Bandeira

 

Provocativa, diversa e divertida. A produção literária de Tatiana Belinky (1919-2013), cujo centenário é celebrado neste ano, buscava o atrevido desafio de exaltar a curiosidade e o questionamento humano, sem nunca destinar respostas fáceis e rasas aos leitores. Em O Caso dos Ovos (1986), por exemplo, galinhas decidem entrar em greve na semana que antecede a Páscoa. Entoando o grito de ordem "galinha bota o ovo, coelho leva a fama", as poedeiras armam o piquete para protestar contra a exploração do trabalho e lutar por justiça social. Existiria, afinal, histórias para criança e assuntos de adultos?

Na visão da pesquisadora e educadora Carina Castro, idealizadora do coletivo de arte-educação Espaço Marciana, grupo voltado para o empoderamento infantil e materno, Belinky, ao desestigmatizar sentimentos e situações, revela “as contradições presentes em todos”. Indo da poesia à prosa, a autora, nascida em Petrogrado, atual São Petersburgo, na Rússia, contribuiu com a tradução de clássicos da literatura, além da adaptação de peças e textos para a televisão. Em 1968, o famoso Sítio do Picapau Amarelo, obra do brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), foi transportado para a TV Bandeirantes pelas mãos da roteirista.

“Ao mesmo passo que [Tatiana Belinky] falava sobre as belezas da vida, a coragem e a alegria, também falava sobre o medo, a tristeza e a morte como coisas naturais”, diz Carina sobre o pensamento crítico e a extensa produção da escritora.

Nesta entrevista, a pesquisadora indica cinco obras que podem introduzir pequenos – e também adultos – ao universo de Tatiana Belinky.

Em 2019, celebramos o centenário de Tatiana Belinky. Na sua visão, qual é o lugar que a autora ocupa no cenário das letras brasileiras?
Ainda que a maioria de seus textos sejam classificados como infantojuvenis, penso que Tatiana Belinky foi uma grande disseminadora de histórias. Pois como ela dizia “o que é bom para a criança, é bom para o adulto”. Então, a literatura infantil não deve se restringir apenas às crianças pequenas, mas a todos, inclusive aos adultos que ainda são crianças, como se referia a ela mesma. Transitando entre a poesia e a prosa, Tatiana atuou no mundo da escrita de maneira vasta e rica, contribuiu com a tradução de textos literários do inglês, russo, alemão e iídiche, além de fazer adaptações livres de clássicos da literatura como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Para o teatro, escreveu peças infantis e textos de crítica. Como roteirista foi pioneira trazendo o Sítio do Picapau Amarelo, série inspirada na obra homônima de Monteiro Lobato, pela primeira vez para a TV.


Quais são os principais temas trabalhados por ela em sua produção literária?
Com uma escrita questionadora e inclusiva, Tatiana explora muito os temas que são próprios da natureza humana. Ela desestigmatiza sentimentos e situações, revelando as contradições presentes em todos. Então, ao mesmo passo que falava sobre as belezas da vida, a coragem e a alegria, também falava sobre o medo, a tristeza e a morte como coisas naturais. No entanto, sempre tocava em temas como o autoritarismo e a injustiça social e, em contrapartida, apresentava a igualdade e a diversidade como caminhos que engrandecem a humanidade. Assim, experimentando recursos diversos com a linguagem e muito humor, estimulava nas crianças a empatia e a desenvolver um pensamento crítico.


Em um texto sobre ser criança, Tatiana aponta para a atitude autoritária do "porque sim", expressão diversas vezes usada pelos pais. A autora costumava trabalhar temas tidos como "sérios" em sua obra?
Não digo mais sérios, mas temas importantes de serem abordados com as crianças também. Acredito que não devemos poupá-las devido ao tema. Em sua infância, Tatiana leu grandes clássicos da literatura russa e, segundo ela, é importante que as crianças também tenham contato com essas obras, pois são coisas que estimulam o pensamento. Então, algumas chegarão através de adaptações, mas em outras “nem é necessária tanta adaptação assim” (disse a autora numa entrevista a Antônio Abujamra). Tatiana tinha muito respeito pela infância e achava que não devemos subestimar as crianças, inclusive exaltava muito sua curiosidade, incitando-as a sempre questionar e a não aceitar respostas rasas e impositivas.


Tatiana escreveu mais de 200 obras e traduziu grandes clássicos da literatura russa. Quais seriam as principais características de sua literatura? E sua produção, de alguma forma, se assemelha ou faz referência ao seu país de origem?
Ao meu ver as principais características de sua obra são: provocativa, diversa e divertida. Belinky veio muito nova para o Brasil. Ela mesma se dizia mais brasileira que muita gente, inclusive por ter vivido muitos anos aqui. Porém, a maior riqueza cultural que ela carrega vem dos livros com que ela teve contato e com a sua própria família. Então, o que encontramos da cultura russa em sua obra é a própria produção que ela traz à luz e nos presenteia com suas traduções, além da tradição de contar e escrever histórias.


5x Belinky

Medroso! Medroso! (1985)
“Conta as histórias de Rafa, um menino que é caçoado pelos amigos pois não quer brincar com eles dentro da represa. A duras penas, seus amigos acabam percebendo que ali não é um lugar seguro e, na hora do sufoco, a única pessoa que tem coragem de ajudá-los é somente o Rafa. Livro que fala sobre consentimento e violência psicológica.”

Chorar é preciso? (2004)
“É um livro interessante pois já traz um questionamento no próprio título. É uma história inspirada na vida da própria autora. Uma menina que sofria de ‘choro recolhido’ que, para conseguir chorar, lia livros tristes e assim conseguia desaguar sua angústia. Nos mostra que o riso é importante, mas também é necessário dar vazão aos nossos sentimentos sejam eles quais forem.”

Aparências enganam (2004)
“Obra inspirada numa fábula de [Liev] Tolstói, conta a história de um ratinho aventureiro que sai da toca, se depara com alguns animais e por sua aparência julga que são bons ou maus. Numa conversa com sua mãe rata, revela-se que nem sempre as aparências condizem com o que se realmente é.”

Olhos de Ver (2004)
“Livro de crônicas que nos leva a percorrer uma São Paulo de décadas atrás, onde as pessoas viviam em outro ritmo, menos apressado e mais sensível. Através das crônicas podemos ver com um olhar mais atento e humano personagens da cidade, como moradores de rua, crianças que vendem doces no farol e outros transeuntes.”

Temqueliques - Limeriques do poderoso e perigoso Temque (2008)
“Livro de poemas escritos da forma ‘limerique’, no qual se explora uma sonoridade de ritmo e rima próprias usando linguagem nonsense. Tatiana foi a grande difusora dessa forma poética no Brasil, e no livro aborda a força da expressão ‘temque’, que tanto pode ser usada como uma ordem quanto como um incentivo.”

Veja também
Manequins de cor preta, vestidos com roupas vermelhas, em uma loja de roupas. O cabelo deles é enrolado na cabeça como um cone.

Caminhando com Batatinha

Os passeios da colunista Vanessa Barbara com sua filha Batatinha são sempre descobertas do mundo