Um novo curso livre, sem necessidade de inscrição, está disponível a partir de 25 de outubro na Escola IC: Constelação das artes: História do Brasil em 12 ingredientes e uma dose. A formação, que já fez parte da grade de cursos autoformativos da Escola IC, retorna reeditada em formato mais dinâmico e interativo.

O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os cursos que compõem esse projeto desenvolvem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Personagens, agentes da produção artística nacional, obras e conceitos em conteúdos didáticos são apresentados por especialistas e disponibilizados na Escola IC para todos os públicos!

Faça seu login na Escola IC e aproveite

Constelação das artes: história do Brasil em 12 ingredientes e uma dose

Um país é o que come? Os alimentos, as formas de preparo, as sociabilidades criadas em torno dos atos de cozinhar e de comer definem também uma cultura. Este curso trata da formação de várias culinárias no território brasileiro. A partir dos ingredientes das receitas – e de suas referências históricas, artísticas e literárias –, ele busca compreender as práticas culturais da alimentação.

Passeando por 13 itens que marcam a gastronomia do Brasil: mandioca, milho, dendê, arroz, boi, feijão, porco, peixe, açúcar, farinha, pimenta, galinha e cachaça, o curso é apresentado pelos professores João Luiz Máximo da Silva e Sandro Marques. Todos os pratos produzidos com esses ingredientes foram desenvolvidos com o tempo, são fruto de relações da sociedade e constituem práticas culturais. A narrativa abordada no programa fala não só dos produtos de base, mas também de técnicas e referências históricas, artísticas e literárias implicadas nesses saberes do alimento.

curso livre – sem inscrições
sempre disponível

Veja também
No canto esquerdo da tela, uma mulher tenta abrir uma porta.

Versos | “Sono afundado”

Duanne Ribeiro escreve inspirado por "After a deep sleep (getting out)", de Rafael França, obra experimental e pioneira da videoarte brasileira