por Milena Buarque Lopes Bandeira

 

Você sabia que Mercedes Baptista (1921-2014) foi a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro? Após uma temporada fora do Brasil, ela retornou ao país e criou o Ballet Folclórico Mercedes Baptista em 1953.

A crônica é um gênero literário dado às grandes miudezas da vida cotidiana: do almoço fremente com familiares no domingo às vibrações de quem assiste ao futebol com os amigos no botequim. Se tudo parece lapidar aos olhos do cronista, é fácil compreender a razão de ser a crônica o tipo de texto que abarca com maestria a dura realidade – e o sonho em devir – de uma cidade.

Em Crônicas Cariocas, principal exposição de 2021 do Museu de Arte do Rio (MAR), essas singelas situações diárias pretendem dar conta de narrar um Rio de Janeiro que passa muito longe da oficialidade. Em dois pisos, e reunindo cerca de 110 artistas, a mostra apresenta a cidade em seus balbucios, festas e louvores. Em suas desigualdades, violências e abandonos. O sincretismo religioso, o Carnaval, o circo, o futebol e a gafieira, entre outros elementos tão intrínsecos à história do Rio de Janeiro, são representados por centenas de obras, dezenas de personagens e muitos trechos de poemas e canções espalhados pelo espaço expositivo.

Para ver o Rio de Janeiro pelo olhar dos curadores Amanda Bonan, Conceição Evaristo, Luiz Antônio Simas e Marcelo Campos, é preciso aceitar o fato de que nenhuma cidade é vista e vivida em um só passeio: as Crônicas Cariocas pedem vagar, gentileza e alguns retornos ao MAR.

O Itaú Cultural (IC) conferiu a mostra e destaca, abaixo, artistas e detalhes de obras para você encontrar durante a sua visita.

Você sabia que a tradicional Feira de São Cristóvão nasceu da ocupação nordestina na capital fluminense? Na década de 1940, retirantes nordestinos chegavam à Zona Norte da cidade fugindo das secas e em busca de trabalho, e eram recebidos com música, comida e muita festa.

Você sabia que as gafieiras na cidade datam do início do século XX e refletem uma tentativa das camadas mais baixas da sociedade de criar novos espaços de socialização?

Crônicas cariocas
até 31 de julho de 2022
Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Saiba mais em museudeartedorio.org.br.

A série Por aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do IC espalhados pelo Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Veja também