Complexo Sul
2 a 17 de novembro de 2020
on-line – plataforma Sympla/Zoom
[classificação indicativa: 16 anos]
Atividade gratuita
mesas de debate
segundas 2, 9 e 16 de novembro
às 17h
espetáculos
terças 3, 10 e 17 de novembro
às 20h
O Itaú Cultural (IC) sedia a segunda edição do Complexo Sul, plataforma de intercâmbio para profissionais de artes cênicas que visa ao desenvolvimento do trabalho criativo da encenação, da dramaturgia e do pensamento crítico. A programação deste ano acontece toda on-line, através da plataforma Sympla/Zoom e com reserva antecipada de ingressos.
Elaborado pelo coletivo carioca Complexo Duplo e pela revista Questão de Crítica, em parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro, o Complexo Sul foi lançado em 2018, em diálogo com três projetos existentes em cidades latino-americanas: Movimiento Sur, dedicado à dança contemporânea e que acontece em Valparaíso e Santiago, no Chile; Experimenta/Sur, realizado em Bogotá, na Colômbia, e que investiga a criação teatral ligada a outras artes; e Panorama Sur, que se dá em Buenos Aires, na Argentina, e também em outras cidades latino-americanas, e é voltado para a escrita dramatúrgica. A criação da plataforma no Rio de Janeiro colocou o Brasil em um relevante circuito de iniciativas latino-americanas, voltando-se para o continente do qual faz parte.
>> Confira as atrações do Palco Virtual
A programação, idealizada por Felipe Vidal, Daniele Avila Small e Paulo Mattos, é dividida em mesas de debate e espetáculos. O ciclo de encontros será dedicado à investigação da linguagem da palestra-performance como interseção entre a criação artística e o pensamento crítico. Já na mostra de espetáculos, três artistas e/ou grupos foram convidados a criar palestras-performance para estreia on-line. As apresentações também são seguidas de debate.
Os convidados são representantes das plataformas latino-americanas parceiras do Complexo Sul. As falas contam com tradução simultânea para o português em uma sala adjacente no Zoom.
Veja a programação completa e reserve o seu ingresso.
Complexo Sul
2 a 17 de novembro de 2020
on-line – plataforma Sympla/Zoom
[classificação indicativa: 16 anos]
Atividade gratuita
mesas de debate
segundas 2, 9 e 16 de novembro
às 17h
espetáculos
terças 3, 10 e 17 de novembro
às 20h
Veja também
Evento procura contribuir para a reflexão sobre o atual momento e o futuro do cinema Reserve seu ingresso para o show ao vivo da cantora e vibrafonista 17/11/2020 TERÇA-FEIRA - 20h
Espetáculo | Experimento Concreto
terça 17 de novembro
às 20h [haverá bate-papo após a apresentação]
A primeira palestra-performance da Plataforma Àràká ensaia sobre a não aplicação do conceito de não lugar na existência transmigrada afrodiaspórica. Entendendo o banzo como um sofrimento psíquico (e específico) afro-brasileiro e que tem sua origem nos processos de desterritorialização, o projeto busca filosofar em performance sobre a possibilidade atlântica como território, lugar, casa e nova origem político-cosmológica. Como estrutura para a organização performativa desta palestra, Diego Araúja e Laís Machado projetam uma dramaturgia que, embora se relacione com o documental e com o historiográfico, abre espaço para o aspecto ficcional e para a abstração em afroperspectiva.
Ficha técnica
Criação: Plataforma Àràká – Diego Araúja e Laís Machado
Ingressos a partir de 21 de outubro neste link.
[classificação indicativa: 16 anos]
16/11/2020 SEGUNDA-FEIRA - 17h às 19h
Mesa 3 | A Palestra-Performance na Dramaturgia Contemporânea
segunda 16 de novembro
17h às 19h
com Ariel Farace e Cynthia Edul
provocação Renan Ji
mediação Felipe Vidal
Ariel Farace e Cynthia Edul, representantes da Panorama Sur (Buenos Aires, Argentina), vão apresentar uma contextualização da palestra-performance a partir da virada performativa dos anos 1960, considerando antecedentes na Argentina e em outros países, bem como uma análise do trabalho de artistas libaneses como Walid Raad e Rabih Mroué. A partir daí, colocam-se algumas perguntas sobre o lugar do artista na cena contemporânea.
Tradução simultânea em espanhol/português.
Ingressos a partir de 21 de outubro neste link.
[classificação indicativa: 14 anos]
10/11/2020 TERÇA-FEIRA - 20h
Espetáculo | Se Eu Falo É Porque Você Está Aí
terça 10 de novembro
às 20h [haverá bate-papo após a apresentação]
Inauguração de Brasília, 1960. Samuel Beckett escreve Dias Felizes, 1961. Caras pintadas e impeachment de Collor, 1992. Mangueira Diniz encena Dias Felizes num lago na capital do país, 1993. Chacina da Candelária, 1993. Uma atriz pede um minuto de silêncio pelos meninos da Candelária durante espetáculo numa oficina mecânica, 2006. Lula toma posse do seu segundo mandato, 2007. Uma atriz decide não fazer mais teatro, 2013. Uma oficina mecânica que servia de teatro é destruída, 2015. Dilma Rousseff é destituída do cargo de presidenta do Brasil, 2016. Os espaços se lembram de tudo. As atrizes também não se esquecem. Se Eu Falo É Porque Você Está Aí é um trajeto por obras que já não existem em uma capital que nunca é a mesma.
Ficha técnica
Performers: Gleide Firmino e Micheli Santini
Dramaturgia: João Turchi
Direção: Francis Wilker e João Turchi
Criação audiovisual e suporte técnico: Thiago Sabino
Colaboração artística: Glauber Coradesqui
Produção: Júnior Cecon
Realização: Teatro do Concreto
Ingressos a partir de 21 de outubro neste link.
[classificação indicativa: 14 anos]
09/11/2020 SEGUNDA-FEIRA - 17h às 19h
Mesa 2 | Palestra-Performance, Crítica de Artista
segunda 9 de novembro
17h às 19h
com Daniele Avila Small
provocação Ivana Menna Barreto
mediação Paulo Mattos
Representando o Complexo Sul – Plataforma de Intercâmbio Internacional (Rio de Janeiro, Brasil), Daniele Avila Small fala sobre a palestra-performance como forma de crítica de artista. A partir do exemplo de algumas obras recentes, ela se propõe a refletir sobre essa modalidade como exercício prático de criatividade teórica, que entrelaça imaginação e produção de saber, podendo fomentar o gosto pela reflexão crítica sobre as coisas complexas do mundo e da arte.
Ingressos a partir de 21 de outubro neste link.
[classificação indicativa: 14 anos]
03/11/2020 TERÇA-FEIRA - 20h
Espetáculo | Òrò
terça 3 de novembro
às 20h [haverá bate-papo após a apresentação]
Òrò, do iorubá, pode ser traduzido como palavra. Mas a palavra é muito mais do que dizer. A palavra já existe antes de ser dita. Ela é a presença. E quando a presença ganha vida no corpo, ela se transforma e revivida a tudo e a todes. Isto é mais que uma palestra-performance. É uma contação de história.
Ficha técnica
Concepção e ação: Tatiana Henrique
Apoio técnico: Hebert Said
Ingressos a partir de 21 de outubro neste link.
[classificação indicativa: 14 anos]
02/11/2020 SEGUNDA-FEIRA - 17h às 19h
Mesa 1 | Arquivo como Estratégia de Criação
segunda 2 de novembro
17h às 19h
com André Sztutman
provocação Francis Wilker (Fortaleza/CE)
mediação Daniele Avila Small (Rio de Janeiro/RJ)
Considerando sua vivência no Experimenta/Sur (Bogotá, Colômbia), André Sztutman vai abordar a linguagem da palestra-performance a partir de duas obras. Uma delas é Palabras Ajenas, de Leon Ferrari, apresentada em 2018 no Experimenta/Sur VII – uma leitura performática que parte de um conjunto de textos selecionados pelo artista ao longo de décadas –, para fazer uma reflexão sobre as noções de arquivo, apropriação e montagem como elementos do processo de criação para o formato de leitura ou conferência performática. Em um segundo momento, expõe o seu processo criativo em La Mirada Bizca, obra apresentada no VII Encontro Internacional de Artes Vivas, em Bogotá (2019).
Ingressos a partir de 21 de outubro neste link.
[classificação indicativa: 14 anos]