Classificação indicativa: Livre
 

Em meio a músicas e brincadeiras populares, Memórias de um quintal traz à cena uma batalha entre uma criança e um pássaro. Manguinha sonhava em acertar o bichinho com seu bodoque, mas sua péssima pontaria fazia dele motivo de chacota.

A dramaturgia é livremente inspirada na obra O matador, texto de Wander Piroli que se mistura com as memórias dos próprios atores, que narram e comentam seus apelidos e jogos de infância.  

O espetáculo fica disponível, no YouTube do Itaú Cultural, de 4 a 17 de abril.

Memórias de um quintal | foto: Tiago Miqueias

Brenda Campos é artista, pedagoga e mestre em teatro. Em sua pesquisa investiga o teatro para as infâncias.

Keu Freire é artista teatral, professor e produtor cultural. Idealizou e coordenou o Festival nacional de arte para as infâncias de Belo Horizonte (FeNAPI – BH), a Mostra inMinas de teatro e a Mostra arte e infâncias – representatividades e protagonismos.

Claudio Marcio é ator e diretor teatral há 20 anos. Participou de grupos como a Cia. Acômica, a Associação Crepúsculo e a Insensata Cia. de Teatro.

Dário Marques é ator, diretor, músico e compositor. Atua como diretor e ator nos trabalhos cênicos da Insensata Cia. de Teatro.

A Insensata Cia. de Teatro surgiu em 2009 com a união de atores formados pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo de 12 anos de pesquisas prático-teóricas, realizou diversos e heterogêneos processos de montagens e pesquisas teatrais. Desde 2014, vem, de forma ininterrupta, desenvolvendo uma pesquisa dedicada ao teatro para as infâncias. Como fruto desse processo, foram criadas e realizadas as seguintes ações: Festival nacional de arte para as infâncias de Belo Horizonte (FeNAPI – BH) e Mostra arte e infâncias – representatividades e protagonismos, além da trilogia dedicada ao teatro para as infâncias Memórias de um quintal e Pru-ti-ti – memórias de estimação. Salienta-se ainda que o grupo é um dos idealizadores da Cooperativa InMinas de Teatro e idealizou e coordenou a primeira e a segunda Mostra inMinas de teatro.

Memórias de um quintal | foto: Elmo Gomes

Memórias de um quintal [com interpretação em Libras]
de domingo 4 de abril, às 15h, a sábado 17 de abril de 2021
[duração aproximada: 44 minutos]
on-line – no site e no canal do Itaú Cultural no YouTube

[livre para todos os públicos]

Ativida gratuita

Ficha técnica
Grupo: Insensata Cia de Teatro
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Criação coletiva: Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire
Coordenação geral e coordenação de produção: Brenda Campos e Keu Freire
Técnico de luz: Gabriel Corrêa

 
Veja também