Com mais de três décadas de história, o Cine Ceará – festival Ibero-americano de cinema – é um dos principais eventos do calendário audiovisual do Nordeste. Neste ano, ele estreia na Itaú Cultural Play e fica disponível de 12 a 20 de outubro. Com curadoria da cineasta e pesquisadora Camilla Osório de Castro, a mostra reúne oito curtas-metragens que revelam as inquietudes e as propostas estéticas da mais recente produção audiovisual do estado.

Acesse gratuitamente a Itaú Cultural Play.

Confira os títulos:

A margem de um rio que correm meus ancestrais (deI Iago Barreto Soares)
Às margens de um rio, Dias Potyguara vê seus ancestrais moverem-se de um tempo cheio de força a um futuro nebuloso que ele divide com seu filho. Através do rio passam todos os sonhos do povo Potyguara, um rio que transborda e sobrevive no sertão, o rio que é escutado por aqueles que são seus descendentes.

Aluá (de Felipe Camilo)
Neste documentário familiar, o realizador Felipe Camelo capta histórias narradas por sua mãe, enquanto ela olha fotos e revisita antigas memórias. Entre os personagens que surgem, estão sua avó Osinar, o aluá, a umbanda e as mães de santo que marcam a vida do cineasta.

Aquele que veio do oeste (de Wesjley Mari)
Decidida a vender o antigo imóvel onde morava na cidade de Fortaleza, Beatriz volta e se depara com supostos ataques de monstros marinhos que andam aterrorizando moradores das praias locais.

Fio de Ariadne (de Mozart Freire e Ton Martins)
O curta conta a história de uma professora de costura que encontra o corte certo para se livrar de um fantasma triste do passado.

Mulheres árvore (de Wara)
Uma família guarda um segredo milenar e espera a chegada de um Encantado para rebelar-se.

Na estrada sem fim há lampejos de esplendor (de Liv Costa e Sunny Maia)
Nesta viagem, talvez não exista uma chegada. Só um caminho infinito. Com essa frase de abertura, que nos lembra a literatura de Jack Kerouac, o curta retrata um grupo de jovens à deriva. Sem grandes intenções, eles conversam, fumam e passeiam de moto por uma cidade, durante uma madrugada.

Pedro (de Leo Silva)
Pedro é um adolescente e sua rotina se divide entre jogar video game por horas diante da televisão, ir à escola e brincar com seus amigos na rua. Num fim de tarde, enquanto o sol se põe, algo inesperado acontece.

Rosa Negra (de Sabina Colares e Marieta Rios)
As recordações de Bibiu, matriarca do quilombo de Conceição dos Caetanos, ainda é a principal veia de irrigação das reminiscências do povoado. Ela nos apresenta um pouco dessa história oral através de suas narrações.

Cine Ceará mostras 001
Cine Ceará (imagem: divulgação)

Em junho, a IC Play celebrou um ano de seu lançamento com muitas novidades em seu catálogo de filmes, séries, programas de TV, festivais e mostras temáticas. Para acompanhar todas as atualizações, fique de olho na nossa seção Itaú Cultural Play. Você também pode assinar nossa Newsletter e ficar por dentro de todas as novidades da plataforma.

Veja também