Cinco filmes do cineasta Hector Babenco (1946-2016) entram na Itaú Cultural Play hoje: Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1976), Pixote, a lei do mais fraco (1980), O beijo da Mulher Aranha (1985), Brincando nos campos do Senhor (1991) e Carandiru (2003).

Argentino naturalizado brasileiro, Babenco fez uma carreira – como diretor, roteirista e produtor – marcada tanto pela “aspereza do real” quanto pelo “lirismo da poesia”, tanto pelo “rigor técnico” quanto por uma “linguagem acessível” – a análise é da Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira. Em 2019, foi lançado um documentário sobre seus últimos dias, dirigido por sua esposa, Barbara Paz (leia entrevista com ela).

As obras de Babenco enfocam temas políticos e sociais, como a violência do Estado e os grupos marginalizados. Lúcio Flávio, o passageiro da agonia trata da corrupção policial; Pixote, a lei do mais fraco narra a trajetória de um órfão periférico de 11 anos (leia crítica na Enciclopédia); O beijo da Mulher Aranha mostra o convívio de dois homens em uma prisão – um deles militante político, o outro decorador de vitrines e homossexual (leia crítica na Enciclopédia) –; Brincando nos campos do Senhor aborda uma família norte-americana e protestante que vai à Floresta Amazônica catequizar indígenas; por fim, Carandiru se dedica às histórias do presídio fechado em 2002, passando pelo massacre de 1992.

Saiba mais e assista aos filmes na plataforma.

Mostra Hector Babenco
a partir de 17 de dezembro de 2021

Acesse a plataforma Itaú Cultural Play.

Veja também