Aulas abertas: curso de produção de eventos [com interpretação em Libras]
quarta 6 e segunda 25 de outubro e segunda 15 de novembro de 2021
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos] on-line – no site e no YouTube do IC
O programa – que tem como objetivo promover uma formação introdutória, bem como possibilitar a compreensão dos aspectos contextuais, técnicos e práticos do trabalho – terá a transmissão de três aulas abertas nesta página e no YouTube do IC, disponíveis para todo o público interessado.
A primeira, no dia 6 de outubro, coloca a acessibilidade como ponto central da discussão. Em 25 de outubro, o tema é a sustentabilidade de eventos. Por último, os festivais serão abordados no dia 15 de novembro. Os debates possuem a participação de experientes profissionais do mercado.
Confira os detalhes de cada aula na aba Programação.
Aulas abertas: curso de produção de eventos [com interpretação em Libras]
quarta 6 e segunda 25 de outubro e segunda 15 de novembro de 2021
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos] on-line – no site e no YouTube do IC
Programa autoformativo aborda as várias potencialidades e o desdobramento histórico da dança
15/11/2021 SEGUNDA-FEIRA - 19h às 21h
Masterclass: festivais
Este debate sobre festivais brasileiros tratará de questões técnicas, artísticas, de gestão e de segurança para eventos desse porte. Serão apresentados casos do Festival Se Rasgum (Belém), do Festival CoMA (Brasília), do Festival de Brasília do cinema brasileiro e do Rec-beat (Recife).
Participam da masterclass: Antônio Gutierrez, jornalista, produtor cultural e criador do Festival Rec-beat, responsável pela direção e pela curadoria do evento, que tem 26 anos de existência; Michelle Cano, produtora e gestora de eventos culturais e sócia-fundadora do Festival CoMA e da Revista traços, além de atuar como produtora-executiva das últimas três edições do Festival de Brasília do cinema brasileiro; e Renée Chalu, sócia da Se Rasgum Produções e idealizadora do Festival Se Rasgum, em Belém, além de produzir o Festival sonido – música instrumental & experimental.
A mediação é de Fabiana Lian, produtora artística em shows internacionais e produtora à frente da On Stage Exp, plataforma de cursos on-line sobre entretenimento. Fez parte do conselho da SIM São Paulo por três anos. Em 2018, coordenou a atuação do SIM transforma em mentorias e painéis nas Fábricas de Cultura de São Paulo.
25/10/2021 SEGUNDA-FEIRA - 19h às 21h
Sustentabilidade em eventos
A aula debate o modo como a sustentabilidade ambiental e urbana é aplicada em eventos culturais, passando por temas como impacto ambiental e social, Agenda 2030, gestão de resíduos, energia e recursos naturais e compensações de carbono.
Participam da conversa Fernando Beltrame, mestre em compostagem pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e especialista na norma ISO 20121 – Gestão Sustentável de Eventos; e Marcus Nakagawa, doutorando em sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, mentor, palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida e professor.
06/10/2021 QUARTA-FEIRA - 19h às 21h
Acessibilidade em eventos
O debate aborda questões como acessibilidade universal, legislação, mobilidade, acesso, comunicação e boas práticas de acessibilidade em eventos.
A mediação é de Bruno Ramos (professor de Libras na Universidade Federal Fluminense) coma participação de Estela Lapponi (performer e videoartista, tendo como foco de pesquisa o discurso cênico do corpo com deficiência) e Silvana Gimenes (socióloga e mestra em administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”